Governo russo anuncia competição para atletas proibidos de ir aos Jogos Olímpicos de Inverno

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Kremlin anunciou nesta quinta-feira (1º) a organização de uma competição para os atletas russos proibidos de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro, devido ao escândalo de doping que assola o país.

O presidente Vladimir Putin “lembrou ao governo sua decisão de organizar uma competição para nossos atletas que não podem estar nas olimpíadas” que vão decorrer na Coreia do Sul, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Os vencedores da competição, que decorrerá paralelamente às Olimpíadas, assim como já aconteceu nos Jogos de Verão no Rio 2016, com um evento simultâneo em Moscou, receberão os mesmos prêmios e honras destinados aos medalhistas olímpicos.

O jornal Izbestia noticiou recentemente sobre o plano do governo de organizar o evento em Sochi, onde a Rússia promoveu os Jogos de Inverno de 2014.

Envolvida em vasto escândalo de doping institucionalizado no esporte entre 2011 e 2015 e apoiado pelo governo, especialmente em Sochi 2014, a Rússia acabou suspensa também para os Jogos de Inverno, decisão tomada em 5 de dezembro.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deixou, no entanto, aberta a participação aos atletas russos comprovadamente limpos – criou uma comissão independente para o efeito – que teriam de competir sob a bandeira e hino olímpicos e a inscrição “atleta olímpico russo”.

O painel liderado pelo ex-ministro francês do esporte, Valérie Fourneyron, permitiu que 169 atletas russos possam participar, excluindo vários medalhistas olímpicos de fazê-lo.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas descobrem do que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Cientistas da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou um …

Caso de jornalista desaparecido mexe com a economia da Arábia Saudita

O desaparecimento sem explicações do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do governo da Arábia Saudita, está se transformando em pesadelo para a economia do país. A monarquia saudita afirmou no domingo (14) que responderia com fortes represálias …

Encontrado o registro mais antigo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de 2 mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada em uma escavação embaixo do Centro de Convenções …

Médicos escoceses estão receitando (literalmente) natureza aos pacientes

Médicos escoceses começaram a receitar natureza aos pacientes. Caminhadas, observação de pássaros ou passeios na praia são os “medicamentos” prescritos para ajudar a tratar doenças crônicas e debilitantes. Saia de casa e desfrute da companhia de uma nuvem. …

Mecânico dispara míssil sem querer e destrói um F-16

Um mecânico disparou, supostamente de forma acidental, um míssil de um F-16 que acabou atingindo outro avião que ficou totalmente destruído. Um acidente que aconteceu na base aérea de Florennes, no sul da Bélgica, com …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebê deverá nascer na primavera de 2019 (outono no Brasil), anunciou nesta segunda-feira (15) o Palácio de Kensington, …

Catalunha: Parlamento aprova resolução que pede fim da monarquia

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha. O governo espanhol empreenderá medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados …

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …