Governo russo anuncia competição para atletas proibidos de ir aos Jogos Olímpicos de Inverno

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Kremlin anunciou nesta quinta-feira (1º) a organização de uma competição para os atletas russos proibidos de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro, devido ao escândalo de doping que assola o país.

O presidente Vladimir Putin “lembrou ao governo sua decisão de organizar uma competição para nossos atletas que não podem estar nas olimpíadas” que vão decorrer na Coreia do Sul, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Os vencedores da competição, que decorrerá paralelamente às Olimpíadas, assim como já aconteceu nos Jogos de Verão no Rio 2016, com um evento simultâneo em Moscou, receberão os mesmos prêmios e honras destinados aos medalhistas olímpicos.

O jornal Izbestia noticiou recentemente sobre o plano do governo de organizar o evento em Sochi, onde a Rússia promoveu os Jogos de Inverno de 2014.

Envolvida em vasto escândalo de doping institucionalizado no esporte entre 2011 e 2015 e apoiado pelo governo, especialmente em Sochi 2014, a Rússia acabou suspensa também para os Jogos de Inverno, decisão tomada em 5 de dezembro.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deixou, no entanto, aberta a participação aos atletas russos comprovadamente limpos – criou uma comissão independente para o efeito – que teriam de competir sob a bandeira e hino olímpicos e a inscrição “atleta olímpico russo”.

O painel liderado pelo ex-ministro francês do esporte, Valérie Fourneyron, permitiu que 169 atletas russos possam participar, excluindo vários medalhistas olímpicos de fazê-lo.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão em Essex na Inglaterra

Corpos de 39 pessoas foram encontrados na madrugada desta quarta-feira dentro de um caminhão em Essex, na Inglaterra. A polícia foi acionada pelo serviço de ambulância pouco antes de 1h40 (horário local), logo após a descoberta …

Experimento de fusão nuclear com armas de plasma está quase pronto

A montagem do Experimento de Revestimento de Plasma no Laboratório Nacional de Los Alamos tem bom andamento com a instalação de 18 das 36 pistolas de plasma previstas. Esta representa uma abordagem ambiciosa para conseguir …

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …