A Coreia do Norte vai enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que começam no próximo mês, em PyeongChang na Coreia do Sul.
O anúncio foi feito depois da primeira reunião em mais de dois anos entre as duas Coreias, realizada nesta terça-feira (9) na área desmilitarizada de Panmunjom, mesma região onde foi assinado o armistício de 1953, que terminou com os combates da Guerra da Coreia.
“A parte norte-coreana propôs enviar uma delegação de alto nível aos Jogos Olímpicos de Inverno”, disse aos jornalistas Chun Hae-Sung, ministro adjunto da Unificação da Coreia do Sul.
Além disso, Seul propôs ainda a realização, em fevereiro, de encontros para as famílias separadas pela guerra da Coreia, que terminou em 1953 com a assinatura do armistício. Estas reuniões, segundo o Público, poderão acontecer no feriado do Ano Novo Lunar, no meio dos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrem entre os dias 9 e 25 de fevereiro.
Na reunião desta terça, também foi sugerido que os atletas de ambas as Coreias desfilem juntos na cerimônia de abertura do evento, uma demonstração de união da península. Contudo, a reposta norte-coreana ainda não foi divulgada.
A última vez que atletas das duas Coreias desfilaram juntos aconteceu em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno.
De acordo com o jornal, depois do encontro, a Coreia do Sul declarou que irá pensar a suspensão temporária das sanções a Pyongyang, se necessário, para facilitar a entrada de norte-coreanos no país para que possam assistir à competição olímpica.
De acordo com o jornal, a decisão será tomada em conjunto com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, detalhou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, citado pela Reuters.
Ciberia // ZAP