Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam a China de violar os direitos humanos.

Desde que os Estados Unidos anunciaram, na segunda-feira, que não enviarão nenhum diplomata aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, aumenta a lista de países que decidiram boicotar o evento.

Na terça-feira a Nova Zelândia seguiu os passos do governo norte-americano. O ministro dos Esportes, Grant Robertson declarou que nenhum membro do governo da primeira-ministra Jacinda Ardern assistiria os Jogos.

Nesta quarta-feira a Austrália informou que não enviará representantes oficiais ao evento. O governo australiano se uniu à iniciativa alegando uma série de divergências com Pequim e a situação dos direitos humanos no país comunista. “A Austrália não se desviará de uma posição forte na defesa dos nossos interesses e, obviamente, não é surpresa que não enviaremos representantes australianos para estes Jogos”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison.

Logo em seguida a Escócia e o Reino Unido anunciaram que não pretendem enviar representantes políticos aos Jogos Olímpicos de Inverno, alegando as mesmas razões que Washington e Camberra. No entanto, o primeiro-ministro Boris Johnson preferiu evitar o termo “boicote diplomático”. “Como eu disse anteriormente, não apoitamos os boicotes esportivos, mas não há planos para (…) que os ministros compareçam aos Jogos Olímpicos de Inverno”, afirmou o premiê britânico no Parlamento.

Horas após o anúncio do Reino Unido, o Canadá se juntou à iniciativa. “Estamos profundamente preocupados com as violações dos direitos humanos pelo governo chinês”, declarou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em uma entrevista coletiva na qual anunciou que seu país estava aderindo ao boicote diplomático aos Jogos de Inverno.

Antes mesmo dos Estados Unidos, o governo da Lituânia havia informado que não participaria do evento chinês. Vilnius e Pequim têm relações tensas de que o governo lituano afirmou que aceitaria a criação de uma embaixada de Taiwan em seu território e que instalaria uma representação diplomática em Taipé..

Os países ocientais contestam a política de Pequim sobre os direitos humanos e, principalmente, o tratamento dado aos uigures. Várias ONGs acusam a China de ter internado pelo menos um milhão de pessoas dessa minoria muçulmana na região de Xinjiang em “campos de reeducação”.

As autoridades chinesas denunciam sistematicamente a “interferência” dos ocidentais que condenam esta situação, afirmando que são “centros de formação profissional” para apoiar o emprego e combater o extremismo religioso.

“Ninguém se importa se eles vêm ou não”, disse governo chinês

O boicote dos países ocidentais não impedirá que seus atletas participem dos Jogos, que começam no dia 4 de fevereiro, mas fará com que nenhum representante oficial esteja presente, em um ato simbólico forte.

Ninguém se importa se eles vêm ou não“, disse Wang Wenbin, um porta-voz da diplomacia chinesa. “Suas manobras políticas e pequenos truques não vão mudar em nada o sucesso dos Jogos Olímpicos”, acrescentou.

Apesar das declarações, o levante ocidental irritou Pequim, principalmente após Washington anunciar a medida. “Estados Unidos pagarão o preço por suas decisões equivocadas”, declarou na terça-feira o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …