Em nota, as Nações Unidas informaram que decisão foi tomada após investigação; vídeo, divulgado na mídia colombiana, mostra imagens de pelo menos dois homens dançando num posto provisório da Farc-EP durante celebrações do Ano Novo.
A Missão das Nações Unidas na Colômbia informou, nesta quinta-feira, que afastou de seus quadros no país quatro funcionários após a divulgação de um vídeo na internet sobre uma festa de Ano Novo.
Nas imagens do vídeo, divulgadas pela mídia colombiana, dois observadores da Missão aparecem dançando numa celebração realizada num posto temporário das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc-EP.
“Comportamento inapropriado”
Em comunicado, emitido em 2 de janeiro, a Missão havia classificado o comportamento dos observadores de “inapropriado” e “contrário aos valores de profissionalismo e imparcialidade da Missão da ONU.”
Na mesma nota, a Missão informava que iria tomar providências.
Nesta quinta-feira, a ONU anunciou o afastamento dos dois homens que aparecem no vídeo, de um terceiro observador que também compareceu à festa além do supervisor imediato dos três.
A Missão das Nações Unidas na Colômbia encerrou a nota reiterando sua determinação em verificar, de forma inteiramente imparcial, os compromissos assumidos por todos os lados do conflito para a realização do cessar-fogo, do fim da violência e do abandono de armas no país.
A Missão teve início em dezembro de 2016, tem prevista a duração de um ano e seu objetivo é “supervisionar o cessar-fogo acordado em agosto do ano passado”, com tarefas como, por exemplo, “vigiar a entrega de armas dos guerrilheiros das FARC”.
// Rádio ONU