Brasileira é nomeada vice-chefe da Missão da ONU na Colômbia

(dr) Missão ONU Colômbia

Tania Patriota

Tania Patriota

Secretário-geral anuncia Tania Cooper Patriota como a vice-representante especial para a Colômbia; ela tem mais de 20 anos de experiência em promoção do desenvolvimento e trabalhou para o Unfpa nos últimos 13 anos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta quinta-feira a brasileira Tania Patriota como a vice-representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão da ONU no país sul-americano.

Em Nova Iorque, o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, afirmou que Tania Patriota tem mais de 20 anos de experiência com as Nações Unidas, trabalhando na promoção do desenvolvimento e no apoio da resposta a crises.

Segundo Dujarric, nos últimos 13 anos, ela trabalhou no Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, no Brasil, no Haiti, na Colômbia, na Mongólia como também na sede da ONU, em Nova Iorque.

Durante os quatro anos que passou na Colômbia como representante residente da agência da ONU, Tania Patriota forneceu liderança estratégica na implementação dos programas do Unfpa, incluindo ajuda humanitária durante desastres naturais e em áreas de conflito.

No Haiti, Tania Patriota participou da resposta humanitária da ONU logo depois do terremoto de 2010.

Ainda sobre a Colômbia, na quarta-feira o representante especial do secretário-geral para o país, Jean Arnault, afirmou que existem vários desafios ao processo de paz.

Arnault fez a declaração durante uma reunião do Conselho de Segurança. Ele falou sobre a aparente “impossibilidade” de se destruir, até o dia 30 de janeiro, munições espalhadas pelo país.

Mas Arnault lembrou que na semana passada, o presidente Juan Manuel Santos e as Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, reafirmaram a determinação em fazer todo o possível para a destruição das armas até o início de junho.

O representante da ONU acredita que com determinação de todos os lados, não será impossível alcançar o objetivo. Cerca de 350 observadores das Nações Unidas estão espalhados pela Colômbia, monitorando o acordo de cessar-fogo.

Jean Arnault destacou ainda uma lei de anistia que excluiu crimes sérios,  aprovada pelo Congresso e ratificada pelo presidente em dezembro. Ele explicou que a aprovação abre caminho para a libertação de 4 mil prisioneiros, o que pode facilitar a entrega de armas.

O também chefe da Missão da ONU na Colômbia pediu ao Conselho de Segurança atenção contínua e forte apoio ao país.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …