Brasileira é nomeada vice-chefe da Missão da ONU na Colômbia

(dr) Missão ONU Colômbia

Tania Patriota

Tania Patriota

Secretário-geral anuncia Tania Cooper Patriota como a vice-representante especial para a Colômbia; ela tem mais de 20 anos de experiência em promoção do desenvolvimento e trabalhou para o Unfpa nos últimos 13 anos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta quinta-feira a brasileira Tania Patriota como a vice-representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão da ONU no país sul-americano.

Em Nova Iorque, o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, afirmou que Tania Patriota tem mais de 20 anos de experiência com as Nações Unidas, trabalhando na promoção do desenvolvimento e no apoio da resposta a crises.

Segundo Dujarric, nos últimos 13 anos, ela trabalhou no Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, no Brasil, no Haiti, na Colômbia, na Mongólia como também na sede da ONU, em Nova Iorque.

Durante os quatro anos que passou na Colômbia como representante residente da agência da ONU, Tania Patriota forneceu liderança estratégica na implementação dos programas do Unfpa, incluindo ajuda humanitária durante desastres naturais e em áreas de conflito.

No Haiti, Tania Patriota participou da resposta humanitária da ONU logo depois do terremoto de 2010.

Ainda sobre a Colômbia, na quarta-feira o representante especial do secretário-geral para o país, Jean Arnault, afirmou que existem vários desafios ao processo de paz.

Arnault fez a declaração durante uma reunião do Conselho de Segurança. Ele falou sobre a aparente “impossibilidade” de se destruir, até o dia 30 de janeiro, munições espalhadas pelo país.

Mas Arnault lembrou que na semana passada, o presidente Juan Manuel Santos e as Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, reafirmaram a determinação em fazer todo o possível para a destruição das armas até o início de junho.

O representante da ONU acredita que com determinação de todos os lados, não será impossível alcançar o objetivo. Cerca de 350 observadores das Nações Unidas estão espalhados pela Colômbia, monitorando o acordo de cessar-fogo.

Jean Arnault destacou ainda uma lei de anistia que excluiu crimes sérios,  aprovada pelo Congresso e ratificada pelo presidente em dezembro. Ele explicou que a aprovação abre caminho para a libertação de 4 mil prisioneiros, o que pode facilitar a entrega de armas.

O também chefe da Missão da ONU na Colômbia pediu ao Conselho de Segurança atenção contínua e forte apoio ao país.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …