A crise dos combustíveis no Reino Unido

Marcelo Camargo / ABr

Governo atribui escassez em todo o país ao pânico dos consumidores, enquanto faltam caminhoneiros em razão de políticas pós-Brexit. Premiê Johnson deixa militares de prontidão para garantir distribuição aos postos.

Mais de dois terços dos postos de gasolina britânicos esgotaram seus estoques de combustíveis nesta segunda-feira (27/09), após consumidores em pânico agravarem uma crise de abastecimento gerada pela escassez de caminhoneiros no país após o Brexit.

Filas de automóveis eram vistas em postos nas maiores cidades do país pelo quarto dia consecutivo, enquanto aumentam os temores em relação aos estragos que a crise pode gerar à quinta maior economia do mundo.

O Ministério do Meio Ambiente do Reino Unido afirmou que, na verdade, o país não passa por uma escassez de combustíveis, mas sim, de abastecimento, e que os problemas estariam somente nos pontos de vendas, devido a compras excessivas por parte dos consumidores, sem que houvesse real necessidade.

“O único motivo pelo qual nãos temos gasolina nos pátios é que as pessoas estão comprando quando não necessitam”, afirmou o ministro George Eustice. Ele diz, porém, que as coisas devem se acalmar em breve. “Tão logo as pessoas se acostumem com a situação, a vida voltará ao normal.”

O governo do primeiro-ministro Boris Johnson gastou milhões de libras esterlinas para reverter a falta de alimentos ocorrida devido a um aumento acentuado nos preços da gasolina e seus derivados. As autoridades pediram repetidas vezes, sem sucesso, que a população evitasse sair às compras em pânico.

Um porta-voz de Johnson rebateu críticas de uma suposta falta de ação por parte do governo e assegurou que as autoridades trabalham para pôr fim à crise. “O que fazemos, como um governo responsável, é adotar as medidas preparatórias necessárias para a ajudar a entrega de combustível aos postos”, afirmou.

Governo apela aos militares

A Associação dos Revendedores de Combustíveis do Reino Unido, que representa 5,5 mil proprietários independentes de postos de gasolina, afirmou neste domingo que cerca de dois terços de seus membros relataram falta de combustível.

Para lidar com a crise, o governo anunciou a suspensão temporária das leis que regulam a competição de mercado para que as empresas possam compartilhar informações e identificar áreas onde a escassez de combustível é mais grave.

O primeiro-ministro deixou as Forças Armadas de prontidão, para ajudar a garantir o abastecimento aos postos de gasolina em todo o país.

Os militares deverão ainda fornecer ajuda aos órgãos que realizam testes para a concessão de habilitação para os caminhoneiros, de modo a avançar o processo para um grande número de motoristas que aguardam na fila. Segundo o setor de transportes britânico, o país carece de em torno de 100 mil caminhoneiros.

A falta de caminhoneiros ocorre em razão de uma combinação de fatores: a pandemia, o envelhecimento da força de trabalho, o êxodo de trabalhadores estrangeiros após o Brexit, além das condições desfavoráveis para esses profissionais. Tudo isso origina de uma série de consequências inesperadas da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), formalizada no ano passado.

O governo anunciou que concederá 5,5 mil vistos de três meses de duração para caminhoneiros, a partir de outubro, e outros 5,5 mil para trabalhadores da avicultura. Mas, segundo a Confederação da Indústria Britânica, esses números não serão suficientes.

Representantes de associações de caminhoneiros na Europa já sinalizam que não acreditam que um grande número de profissionais vá querer trabalhar no Reino Unido com vistos que expiram no dia 24 de dezembro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …