Acesso a Internet e celulares pode ser salvação de refugiados

Um estudo publicado pela ONU concluiu que o acesso à Internet “é visto como a salvação para migrantes e refugiados” que tiveram de fugir de suas casas. Os refugiados afirmam que o acesso a celulares é tão vital como água, comida e abrigo.

Segundo o documento, preparado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) para Refugiados e a firma Accenture, os refugiados veem o acesso a um celular ou à Internet como fundamental para sua segurança e essencial para a comunicação com parentes e amigos.

Muitos deles consideram o celular tão importante quanto água, comida e abrigo.

O estudo “Conectando Refugiados: como a Internet e a conectividade móvel podem melhorar o bem-estar e transformar a ação humanitária” teve como base pesquisas realizadas em 44 países.

Regra geral, os custos para se ter acesso online representam a principal barreira. Os refugiados que vivem em áreas urbanas tendem a ter o mesmo acesso à Internet e a celulares que outras populações urbanas, mas o ACNUR ressalta que a situação é muito diferente para os refugiados que vivem em áreas rurais, onde o acesso é mais difícil.

Smartphones

O Alto Comissário para os Refugiados, Filippo Grandi, afirmou que “no mundo atual, a ligação à Internet e os smartphones podem se tornar a salvação dos refugiados“, de acordo com um comunicado do ACNUR.

Grandi afirma que, “acima de tudo, o acesso online pode ajudar a aumentar as oportunidades para os refugiados melhorarem suas vidas e buscarem um novo futuro”, que de outra maneira não seria possível.

O estudo recomenda investimentos em três áreas que formam a base da nova estratégia global do ACNUR para a conectividade para refugiados.

A agência da ONU sugere um aumento das redes de sistema móveis, uma redução dos custos e o acesso a formação, serviços e conteúdos digitais.

O documento cita que será “crítico para esse esforço o envolvimento do setor privado, especialmente das empresas tecnológicas e de operadoras de telefonia móvel”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …