Jovem de 12 anos cria site para ajudar idosos a agendar vacina contra COVID-19

PAHO / WHO

O norte-americano Sam Keusch, de 12 anos, criou sozinho um site gratuito cuja a ideia é tornar o processo de agendamento bem mais simples e prático.

Desde o início de 2021, idosos estão sendo vacinados em diversos lugares do mundo, de acordo com as respectivas fases dos planos de imunização de cada país. Com isso, faz-se necessário o agendamento da vacinação, e para ajudar o público mais velho nessa tarefa, o norte-americano Sam Keusch, de 12 anos, criou sozinho um site gratuito cuja a ideia é tornar o processo de agendamento bem mais simples e prático. Desde sua criação, o site Vaccine Helper já ajudou mais de 3 mil idosos.

Durante uma entrevista à CBS News, o jovem contou que a inspiração para a criação do site partiu de seu pai, que ajudou vizinhos idosos a marcarem consultas pela primeira vez: “Eu já estava pensando em um projeto [de caridade], e pensei que não poderia ser tão difícil. Então decidi ajudá-los”.

Ele revelou ao veículo que seu projeto tinha o objetivo de ajudar sua comunidade: primeiro pensou em fazer uma doação — então ele percebeu que construir um site poderia ajudar ainda mais pessoas. Então, no mês passado, usando o modelo de site do Google, criou o Vaccine Helper, com a intenção de ajudar os nova-iorquinos a descobrir se a fase atual do plano de imunização os envolve e a marcar a vacinação.

Na prática, o site permite que os nova-iorquinos qualificados à vacina preencham as informações básicas necessárias para marcar uma consulta, reúne as informações e marca consultas individuais de vacinação para cada pessoa que se inscrever. “Pode demorar um ou dois dias, mas geralmente podemos marcar uma consulta em um dia”, explicou o garoto.

Além disso, o site também traz algumas questões sobre a COVID-19 e a vacinação respondidas. O Vaccine Helper fez mais de 3 mil agendamentos de vacinas. Além de ajudar os idosos, Keusch também marcou consultas para alguns professores e pessoas com comorbidade. “Qualquer pessoa qualificada [a receber a vacina] pode agendar comigo, mas eu prefiro que os mais novos façam sozinhos, porque provavelmente podem fazer isso sozinhos. Tudo o que eles precisam fazer é passar um tempo atualizando a página. Eu quero ajudá-los, mas definitivamente há idosos que precisam mais”, concluiu o criador do site.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do …

Inteligência artificial usa esboços de Galileu e mostra como era o Sol em 1612

Com a tecnologia atual, os astrônomos conseguem ver o Sol em detalhes que Galileu Galilei sequer imaginaria existir. Hoje, podemos ver imagens que revelam as estruturas gigantes semelhantes a células do tamanho do estado do …

Cuba vira página histórica com despedida de Raúl Castro

Após mais de 60 anos, a era castrista em Cuba finalmente chega ao fim. Raúl Castro se despede aos 89 anos da política e renuncia ao cargo de presidente do partido no congresso do Partido …