Mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à internet

Alerta foi feito pela Comissão de Banda Larga da ONU para o Desenvolvimento Sustentável; ao todo, são 3,9 bilhões de pessoas; China, Índia e Estados Unidos são os países que dominam mercado da internet; 59% dos brasileiros têm acesso à internet.

O relatório “Estado da Banda Larga 2016“, alerta que 3,9 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à internet. Isto equivale a 53% da população mundial.

O documento, preparado pela Comissão de Banda Larga da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, mostrou que a China continua sendo o maior mercado de internet, com 721 milhões de assinantes.

Brasil

A surpresa ficou por conta da Índia, que ultrapassou os Estados Unidos no setor e agora ocupa a segunda posição, com 333 milhões de pessoas com acesso online.

O relatório revela que o Brasil é um dos países com uma legislação específica sobre o assunto, e 59% dos brasileiros agora têm acesso à internet.

O país está em 24º lugar na lista das assinaturas de conexão de banda larga móvel, por celulares e outros dispositivos, com média de 88 assinantes para cada 100 habitantes. O desempenho cai em relação à conexão fixa de banda larga para apenas 12 assinaturas para cada 100 habitantes.

O relatório da Comissão da ONU, que faz parte da União Internacional das Telecomunicações, UIT, mostra ainda que, apesar de liderarem o mercado de internet, China e Índia, juntas com Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Nigéria, representam 55% da população sem acesso à rede.

Lacuna

O documento cita que a conexão à internet nos países ricos está se aproximando da saturação, mas não está avançando rápido o suficiente para cobrir a lacuna de desenvolvimento em setores como educação e saúde nas nações mais pobres.

A Comissão confirma que, de acordo com os dados da UIT, até o final deste ano 3,5 bilhões de pessoas vão ter acesso à internet, um resultado bem melhor do que os 3,2 bilhões registrados em 2015.

Esse total representa aproximadamente 47% da população global. O relatório revela que, no geral, 91 países têm mais da metade da população com acesso à internet. Em 2015, eram 79.

A conexão ainda é muito baixa na África Subsaariana, com menos de 3% no Chade, em Serra Leoa, no Níger, na Somália e na Eritreia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …