Matemático amador resolve (parcialmente) um problema com mais de 60 anos

O biólogo profissional e matemático amador Aubrey de Grey surpreendeu o mundo da matemática ao resolver parcialmente um enigma de longa data.

O enigma, conhecido por problema Hadwiger-Nelson, surgiu quando Edward Nelson e Hugo Hadwiger se questionaram sobre o menor número de cores necessário para colorir todos os pontos de um gráfico, sem que dois pontos surgissem unidos e pintados da mesma cor.

Ou seja: imagine que tem um gráfico, um grupo de pontos ligados por linhas. Essas linhas têm o mesmo comprimento e tudo está dentro do mesmo plano. Se tivesse que colorir todos os pontos de forma a que dois pontos ligados não tivessem a mesma cor, qual seria o menor número de cores que iria precisar?

Simplificando, a pergunta que permanecia sem resposta era: se cada um desses pontos (ou vértices) fossem coloridos, de quantas cores diferentes iríamos precisar para que dois pontos unidos não compartilhassem a mesma cor?

A pergunta é tão simples quanto o problema de Hadwiger-Nelson, mas resolver o enigma não é uma tarefa nada fácil – especialmente quando a questão contempla teoricamente um número infinito de vértices.

Formulado de forma abrangente pelo matemático Edward Nelson, em 1950, o problema nunca foi definitivamente resolvido, mas não por falta de tentativa. Logo após a primeira pergunta, os matemáticos descobriram que exigiria não menos do que quatro cores, mas não precisaria de mais do que sete.

Durante décadas, houve um progresso mínimo na tentativa de diminuir essa margem, até este mês – quando De Grey enviou sua nova solução para o arXiv.org. Mas o amador, que só recorre à matemática no tempo livre e por diversão, não é apenas conhecido pela mais recente solução.

De Grey é conhecido por ser um estudioso da longevidade, que sustenta que os processos de envelhecimento humano podem realmente ser revertidos. Além disso, lidera uma fundação de pesquisa que se dedica a investigar como a medicina regenerativa pode curar “doenças relacionadas à idade”.

Foi durante suas férias de Natal que Aubrey De Grey conseguiu se dedicar um pouco mais à matemática e colocar de lado a suposição que os matemáticos haviam feito (e em que tinham acreditado) durante décadas.

(dr) De Grey

Gráfico com 1.581 vértices de De Grey

De Grey demonstrou que um gráfico com 1.581 vértices requer, pelo menos, cinco cores diferentes – e não quatro, como se pensava até então. Mas como o amador conseguiu chegar a essa solução?

O biólogo e matemático “brincou” com o gráfico de Moser, composto por sete vértices e onze linhas, e chegou à conclusão de que um compósito de 20.425 pontos exigia mais do que quatro cores.

Assim, De Grey simplificou seu gráfico de cinco cores para 1.581 vértices e, compartilhando o seu trabalho, convidou outros matemáticos a se juntarem na difícil resolução para encontrar gráficos com menos pontos, que requerem pelo menos cinco cores.

Foram vários os matemáticos que participaram no desafio. Atualmente, o novo registro parece ser de 826 vértices. No entanto, como há um grande interesse pelo problema de Hadwiger-Nelson e pelas cores que não podem se tocar, não há como saber que rumo irá tomar a resolução do enigma.

Por sua vez, De Grey, o estudioso que pensa que irá viver até os mil anos, é bastante humilde em relação à sua contribuição. “Tive uma sorte extraordinária”, disse.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …