Em entrevista ao Príncipe Harry, da Inglaterra, transmitida na BBC nesta quarta-feira (27), o ex-presidente norte-americano alertou para o perigo da utilização indevida das redes sociais.
“Um dos perigos da internet é que as pessoas podem ter realidades completamente diferentes. Podem ficar rodeadas apenas por informações que reforçam seus preconceitos“, referiu Obama.
O antigo presidente afirmou que a utilização indevida das redes sociais pode distorcer a realidade e pediu um cuidado especial a quem ocupa cargos de liderança sem, no entanto, referir explicitamente Donald Trump. “Todos nós, líderes, temos de encontrar formas que permitam manter um espaço comum na internet”, defendeu.
Em relação ao futuro, o ex-presidente dos EUA disse temer um amanhã no qual os dados podem ser completamente descartados. Receia, igualmente, que os indivíduos só leiam e ouçam informação que reforça seus pontos de vista, chegando a frisar o perigo de “balcanização” da sociedade através das redes sociais.
Barack Obama confessou ainda que sua saída da Casa Branca trouxe mais serenidade a ele, contudo diz sentir falta “do trabalho em si”. A entrevista foi realizada em setembro e transmitida nesta quarta-feira pela Radio 4, da BBC.
Ciberia, EFE // ZAP