Aplicativo sabia que um terremoto ia atingir a Califórnia antes de acontecer

Algumas pessoas em Los Angeles sabiam que um terremoto ia atingir a Califórnia na quinta-feira (5) antes mesmo de acontecer. Os utilizadores do aplicativo beta Quake Alert receberam nos seus smartphones um aviso de 30 segundos antes do tremor ter acontecido, às 12:29.

O terremoto de magnitude 5,3 atingiu cerca de 61 quilômetros da costa da Califórnia na quinta, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

“Esse foi o primeiro terremoto que senti desde que instalei o aplicativo”, disse Alissa Walker, editora do blog imobiliário Curbed. “Tive 34 segundos de aviso – tempo suficiente para me baixar, cobrir e me proteger – que teria feito se soubesse que o tremor ia ser forte”.

O aplicativo funciona graças a uma rede de sensores sísmicos que detectam ondas P – a primeira energia que irradia de um terremoto, de acordo com a Early Warning Labs, empresa de Santa Mônica que trabalha com o USGS em sistemas de alerta antecipado. Os sensores sísmicos também detectam a localização e a magnitude do terremoto.

Quando as ondas P longitudinais – abreviatura de ondas de pressão – são detectadas, o app envia um aviso – que é emitido antes da chegada da onda S, ou tensão tangencial, mais potente e que geralmente causa o maior dano.

Os avisos também são enviados a funcionários públicos locais e estaduais para resposta a emergências, a infraestruturas como linhas de gás, sistemas de metrô e usinas elétricas, a empresas privadas e ao público, explica o Early Warning Labs.

Sistemas de alerta antecipado para terremotos já foram implementados em outros países, incluindo o Japão, Taiwan e México. Na verdade, as pessoas no México tiveram um aviso de 60 segundos antes do terremoto de magnitude 8,1 que atingiu o país no dia 8 de setembro de 2017, diz a Curbed Los Angeles.

Mesmo que seja apenas alguns segundos, o aviso pode dar tempo às pessoas para se abaixarem, cobrirem e segurarem antes que o terremoto aconteça. Também pode avisar as pessoas que operam veículos ou equipamentos pesados, permitindo que desacelerem e parem, especialmente se estão prestes a dirigir sob um viaduto, dentro de túnel ou sobre uma ponte.

Além disso, a advertência pode dar aos trabalhadores dos serviços de emergência, incluindo os bombeiros, tempo suficiente para abrir as portas dos quartéis.

Durante o terremoto de Northridge em 1994, “os carros de bombeiros na região não conseguiram sair, e os que estavam livres andavam de quartel em quartel para liberar os caminhões restantes em vez de responder às chamadas“, conta Chase Rief, da Quake Alert, ao Curbed Los Angeles.

Os utilizadores podem se inscrever para testar a versão beta do Quake Alert aqui, mas esse não é o único aplicativo de alerta de terremotos. Por exemplo, o MyShake usa o prório smartphone para captar e interpretar a atividade sísmica e avisar os utilizadores em tempo real.

Ciberia // LiveScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …