Califórnia tem 99% de probabilidade de estar à beira de um terremoto

New Line Cinema

“San Andreas”, Brad Peyton (2015)

Uma empresa de engenharia e construção dos EUA diz que a Califórnia deve se preparar para lidar com o grande terremoto que “estatisticamente, está chegando”.

“A cada 20 ou 25 anos, Los Angeles tem sido atingida por um grande terremoto“, disse Mark Schaich, vice-presidente de engenharia da Alpha Structural, Inc, à CNN.

O especialista realça que se passaram 23 anos desde que, em 17 de janeiro de 1994, um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a cidade de Northridge, pelo que é possível que um terremoto semelhante esteja à espreita.

O terremoto de magnitude 7.1, que sacudiu o México no dia 19 de setembro e as consequências devastadoras, expuseram falhas nas estruturas de muitos edifícios da capital. Sobre isso, o engenheiro disse que estão “tentando evitar” um eventual colapso dos edifícios, como aconteceu nos bairros mais atingidos pelo terremoto no país latino-americano.

Um estudo do serviço de pesquisa norte-americano US Geological Survey de 2008 sugere que existe uma probabilidade de mais de 99% de que um terremoto de magnitude igual ou superior a 6.7 atinja a área da Califórnia nos 30 anos seguintes.

Este terramoto, que ocorreria ao longo da falha de San Andreas, que atravessa cerca de 1.300 quilômetros do estado, poderia matar mais de 1.800 pessoas, deixar cerca de 53 mil pessoas desalojadas e danos em propriedades no valor de 214 bilhões de dólares, revela o relatório.

No último terremoto que a Califórnia enfrentou, em 1994, o tremor de terra foi sentido durante 10 a 20 segundos e causou a morte de 57 pessoas. Além dessas, quase 9 mil pessoas ficaram feridas e os prejuízos rondaram os 17 bilhões de euros.

Os sismologistas apontam que, em Los Angeles, o processo de modernização de edifícios com estruturas resistentes ao terremoto é lento e se espera que esteja concluído até 2022. Enquanto isso, em outras cidades do estado, como São Francisco, o processo atingiu os 99%, faltando muito pouco para a conclusão.

Outra ferramenta que pode salvar vidas e reduzir danos em caso de evento sísmico são os sistemas de alerta precoce: sismômetros terrestres capazes de detectar as segundas mudanças antes de serem percebidas em escala maior e sensores na costa oeste para captura de dados em tempo real e agir de forma mais eficaz.

Infelizmente, os Estados Unidos têm visto um desenvolvimento limitado dessas medidas e de acordo com o US Geological Survey (USGS) apenas 40% dos sensores necessários estão no solo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …