Após afirmar que a filosofia da Nintendo matou Satoru Iwata, criador de Oddworld pede desculpas

Além de criticar as políticas e práticas da Big N, Lorne Lanning disse que Iwata lutou sem sucesso para mudar a forma de pensar.

O criador da série Oddworld, Lorne Lanning, participou em abril de um bate-papo no canal Kinda Funny. Entretanto, o vídeo ficou disponível para não-inscritos apenas essa semana, e um dos pontos que chamou a atenção do público foi as duras críticas de Lanning à Nintendo.

Primeiramente, Lanning disse que não acredita no sucesso do Switch. Para ele, o novo console híbrido da Nintendo seguirá o mesmo caminho do Wii e Wii U.

“Eu não tenho fé. Não tenho fé. É devido a experiência. Eu vejo um nível de sucesso parecido com que eles tiveram com as gerações passadas, Wii U e Wii.”

Em seguida, o criador de Oddworld afirmou que Wii não foi benéfico para as third parties e que apenas a própria Nintendo ganhou dinheiro com o console de movimentos.

“O quão bem sucedido foi para as third parties? No final da vida do Wii, quem é que estava ganhando dinheiro além da Nintendo? Quantos jogos de Wii foram vendidos que não eram first party? Eles basicamente começaram a evaporar o apoio third party. E chegamos ao Wii U – mesma coisa, sem apoio third party.”

Ele criticou ainda o fato da Nintendo não promover jogos indies. “Oddworld: New’n’Tasty” foi lançado na eShop do Wii U e Lanning afirmou que o jogo teve apenas uma pequena promoção no lançamento.

Não é que nós perdemos dinheiro, mas poderíamos ter nos saído muito melhor“, disse. Segundo Lanning, a Nintendo se recusa a promover jogos multiplataforma que não são lançados no mesmo dia que as versões para consoles concorrentes.

Lanning reclamou dos aspectos técnicos do Switch, citando a fraca memória RAM como causa que fará com que third parties evitem portar jogos para o console. Para ele, é irrelevante que o Switch não esteja competindo com o PlayStation 4 e Xbox One por ser portátil e isso significa que os desenvolvedores não conseguirão lançar jogos multiplaforma no mesmo dia de outras versões ou que precisarão gastar mais dinheiro para espremer seus jogos no Switch.

Você pensaria, ‘Ok, o Switch é portátil, isso é interessante’. Quantos outros desenvolvedores vão trazer seus jogos? Não muitos, porque você terá que gastar mais tempo, energia e esforço para conseguir colocá-lo nesse console, um console menos poderoso e que terá menos unidades no mercado.

Entretanto, o ponto da conversa que causou revolta nos fãs foi a respeito da filosofia da Nintendo. Para Lanning, o uso de cartuchos do Switch mostra que a Nintendo só pensa em si mesma primeiro, cujo objetivo é controlar a fabricação e combater a pirataria. Ele afirmou ainda que a forma de pensar da Nintendo matou Satoru Iwata e que ele não conseguiu mudar a filosofia da gigante japonesa.

“A filosofia tem que mudar. O maior problema que eu vejo na Nintendo é a forma de pensar. Particularmente, eu acho que isso matou Iwata, ele não conseguiu mudar a organização para uma área bem sucedida.”

Com a recepção negativa após comentar da morte de Satoru Iwata, Lorne Lanning pediu desculpas pelo Twitter e disse que escolheu palavras erradas ao falar do presidente da Nintendo.

Ontem, várias notícias relataram uma conversa que eu tive ao aparecer no programa GameOverGreggy em abril deste ano. Eu gostaria de sinceramente pedir desculpas pela pouca escolha de palavras a respeito de Satoru Iwata. Minha intenção não era, certamente, desrespeitar o grande homem que há muito tempo carrega minha admiração e respeito, e eu o considerava um herói na indústria. Meus comentários sobre as políticas e práticas atuais da Nintendo em relação ao ecossistema do Switch são opiniões pessoais. Eu declaro-as não para menosprezar ninguém, mas para encorajar o que acredito que seria um ecossistema mais saudável que beneficiaria todos os envolvidos, dono da plataforma, desenvolvedor, publicadora e, claro, o jogador.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …