Celulares podem passar a servir como documento de identidade na China

O Governo da cidade de Cantão, no sul da China, iniciou esta semana um projeto para que o popular aplicativo para celular Wechat sirva para identificar seus usuários da mesma forma como um passaporte ou uma carteira de identidade, uma iniciativa que pode ser estendida para todo o país.

Segundo informou nesta quarta-feira (27) o jornal South China Morning Post, o projeto experimental será estendido em poucos dias para toda a província de mesmo nome, uma das mais prósperas do país, e já se quer testá-lo em nível nacional a partir do mês de janeiro.

Utilizando tecnologia de reconhecimento facial, um setor em grande alta na China, estes documentos virtuais poderão ser usados para se registrar em hotéis ou ter acesso a determinados serviços de instituições oficiais sem necessidade de um documento de identificação convencional.

O Ministério de Segurança Pública e o gigante eletrônico Tencent, proprietário do Wechat, desenvolveram conjuntamente a iniciativa.

Se for consolidado, o uso de Wechat como documento de identidade daria ainda maior relevância social a um aplicativo que tem perto de um bilhão de usuários, principalmente concentrados na China.

Nascido em 2011 como um serviço de mensagens instantâneas similar ao WhatsApp, o aplicativo se tornou também na rede social mais popular do país, ao incluir pouco depois um serviço de microblogs similares ao Twitter. Tanto WhatsApp como Twitter estão bloqueados pelo regime comunista chinês.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …