Após perder a filha, brasileiro cria robô que deteta infecção grave

Um pai conseguiu transformar sua dor em tecnologia para salvar outras pessoas – e criou Laura, o Algoritmo da Vida.

O analista de sistemas Jacson Fressato, de 37 anos, criou um robô inteligente que identifica pacientes com o perfil a desenvolver infecção generalizada, ou sepse, o que causou a morte de sua filha com apenas 18 dias de vida, em 2010.

A máquina reconhece sinais de alerta, como alterações na temperatura e em parâmetros sanguíneos, identifica os quadros de risco e avisa a equipe médica por meio de monitores em postos de enfermagem.

Usando inteligência artificial, o programa “aprendeu” a identificar sinais da doença cruzando normas de protocolos internacionais e os históricos de 7.000 pacientes internados no hospital em 2016.

Para criar o robô, Fressato teve que fazer dinheiro: ele vendeu a casa, o carro, se enclausurou durante 4 anos e investiu R$ 1 milhão, com ajuda de um investidor. O sistema instalado e com treinamento de pessoal custa R$ 42 mil.

Batizado de Laura, o robô é uma homenagem à filha de Fressato. Laura morreu em 2010 e Fressatto fez uma promessa de fazer algo para evitar outras mortes.

“Eu sempre me imaginei com esposa, filhos, casa, o pacote completo. Não pude ter nada disso. Mas, se eu só me lamentasse, estaria perdido”, disse o analista em entrevista à Folha de S. Paulo.

No Brasil, mais de 600 brasileiros morrem diariamente, em decorrência da doença, segundo levantamento do Instituto Latino Americano da Sepse (Ilas).

“Estudos mostram que, a cada hora sem tratamento, o paciente com sepse tem 8% a mais de chance de morrer”, diz a infectologista Viviane Dias.

O robô está há 2 meses no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, Paraná, e já reduziu em três vezes os casos de sepse grave. Até setembro deste ano, a média foi de 1,5 caso ao mês. Depois de Laura, o escore caiu para 0,5 caso ao mês.

Para todo o efeito, Laura é o Algoritmo da Vida.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao Fressato, uma grande contribuição para a medicina, mas lamentavelmente, não contribuirá muito, pois ainda dependemos da atenção de funcionários desídiosos. Desafortunadamente, a maioria dos erros que acontecem nos hospitais, e esse, infelizmente é corriqueiro, é por falta de atenção e comunicação dentro do sistema. Se a enfermeira que está na ponta, não for preparada para perceber o problema, e tomar alguma atitude, não adianta nada colocar a sua disposição mais mecanismos de prevenção.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …