Após perder a filha, brasileiro cria robô que deteta infecção grave

Um pai conseguiu transformar sua dor em tecnologia para salvar outras pessoas – e criou Laura, o Algoritmo da Vida.

O analista de sistemas Jacson Fressato, de 37 anos, criou um robô inteligente que identifica pacientes com o perfil a desenvolver infecção generalizada, ou sepse, o que causou a morte de sua filha com apenas 18 dias de vida, em 2010.

A máquina reconhece sinais de alerta, como alterações na temperatura e em parâmetros sanguíneos, identifica os quadros de risco e avisa a equipe médica por meio de monitores em postos de enfermagem.

Usando inteligência artificial, o programa “aprendeu” a identificar sinais da doença cruzando normas de protocolos internacionais e os históricos de 7.000 pacientes internados no hospital em 2016.

Para criar o robô, Fressato teve que fazer dinheiro: ele vendeu a casa, o carro, se enclausurou durante 4 anos e investiu R$ 1 milhão, com ajuda de um investidor. O sistema instalado e com treinamento de pessoal custa R$ 42 mil.

Batizado de Laura, o robô é uma homenagem à filha de Fressato. Laura morreu em 2010 e Fressatto fez uma promessa de fazer algo para evitar outras mortes.

“Eu sempre me imaginei com esposa, filhos, casa, o pacote completo. Não pude ter nada disso. Mas, se eu só me lamentasse, estaria perdido”, disse o analista em entrevista à Folha de S. Paulo.

No Brasil, mais de 600 brasileiros morrem diariamente, em decorrência da doença, segundo levantamento do Instituto Latino Americano da Sepse (Ilas).

“Estudos mostram que, a cada hora sem tratamento, o paciente com sepse tem 8% a mais de chance de morrer”, diz a infectologista Viviane Dias.

O robô está há 2 meses no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, Paraná, e já reduziu em três vezes os casos de sepse grave. Até setembro deste ano, a média foi de 1,5 caso ao mês. Depois de Laura, o escore caiu para 0,5 caso ao mês.

Para todo o efeito, Laura é o Algoritmo da Vida.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao Fressato, uma grande contribuição para a medicina, mas lamentavelmente, não contribuirá muito, pois ainda dependemos da atenção de funcionários desídiosos. Desafortunadamente, a maioria dos erros que acontecem nos hospitais, e esse, infelizmente é corriqueiro, é por falta de atenção e comunicação dentro do sistema. Se a enfermeira que está na ponta, não for preparada para perceber o problema, e tomar alguma atitude, não adianta nada colocar a sua disposição mais mecanismos de prevenção.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …