O robozinho, de apenas 10 centímetros de altura, começará ser comercializado no Japão no próximo ano por 400 dólares.
Nesta segunda-feira (3), a Toyota apresentou um robô do tamanho de uma caneca que pode conversar e ainda fazer companhia para os humanos.
“Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar”, disse Moritaka Yoshida, um alto funcionário administrativo da Toyota.
O robozinho, de apenas 10 centímetros de altura, começará ser comercializado no Japão no próximo ano por cerca de 400 dólares, disse a empresa no IT & Electronics Comprehensive Exhibition (Ceatec), o salão de eletrônica mais importante da Ásia, que está sendo realizado nesta semana em Tóquio.
De acordo com a Toyota, o robô pode manter conversas simples e ainda reagir às emoções.
O Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, o robô de olhos grandes e do tamanho de um cachorro de pequeno porte.
Ele se tornou o primeiro robô astronauta do mundo em 2013, quando viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS) para conversar com o comandante japonês Koichi Wakata.
As duas versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota que tem como meta desenvolver habilidades de conversação de robôs e analisar como eles podem fazer companhia para os humanos.
Vale mencionar que no Japão, a população está cada vez mais idosa, sendo que em 2060 a expectativa é que 40% da população tenha mais de 65 anos, com baixa taxa de natalidade.
Para completar o país enfrenta fenômenos de isolamento social, sendo que adolescentes e até adultos se negam a sair de casa e optando cada vez mais por ficarem em casa em seus videogames.