A Panasonic resolveu revolucionar a maneira como estamos acostumados a lavar e organizar roupas.
A empresa está investindo milhões de dólares em um robô capaz de reduzir o tempo gasto para organizar roupas lavadas, pois é capaz de separar o que está limpo do que está sujo e dobrar o que está pronto para ir para o armário.
A gigante japonesa está desembolsando US$ 60 milhões nos serviços de uma startup chamada Seven Dreamers, que comanda a parte robótica da coisa e está no mercado desde outubro do ano passado.
Usar robôs nas tarefas domésticas é algo que vem sendo imaginado desde Os Jetsons, de Hanna-Barbera, e as empresas de tecnologia estão mesmo dando crédito a essa possibilidade já há alguns anos.
E o Laundroid — como foi batizado o robô — consegue dobrar uma camiseta em 10 minutos e separar toda a roupa por tipos e cores. Ainda não se tem uma ideia de quanto irá custar o robô, que tem o tamanho de um refrigerador.
Por enquanto, a Panasonic está financiando apenas 10 unidades do produto, talvez para uma fase de testes com os consumidores.
Para usar o Laundroid, o usuário coloca as roupas em uma gaveta na parte inferior do robô. A partir daí o Laundroid identifica, separa e dobra as roupas com a ajuda de software para reconhecimento de imagens, usando robótica avançada e machine learning.
Vários tipos de peças podem ser reconhecidos, como camisetas, saias, shorts e calças. O novo robô deve ser apresentado em janeiro do ano que vem, sob o guarda-chuva da Panasonic, durante a Consumer Electronics Show, e lançado em março no mercado.
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