Aranha alimentada com o supermaterial grafeno criou a teia mais forte do mundo

Wiegots / Pixabay

O material resultante se assemelha, em força, a fibras puras de carbono e Kevlar, os materiais mais resistentes da Terra.

Em um novo estudo italiano, pesquisadores detalham como adicionaram grafeno e nanotubos de carbono à água potável de uma aranha, permitindo que ela produzisse seda normalmente, só que cinco vezes mais forte do que de costume.

As teias de aranha já são materiais bastante fortes, mas podem em breve ser capazes de suportar o peso de uma pessoa.

Em um novo estudo italiano, pesquisadores detalham como adicionaram grafeno e nanotubos de carbono à água potável de uma aranha, permitindo que ela produzisse seda normalmente, só que cinco vezes mais forte do que de costume.

O material resultante se assemelha, em força, a fibras puras de carbono e Kevlar, os materiais mais resistentes da Terra.

“Nós já sabemos que existem biominerais presentes nas matrizes de proteínas e nos tecidos duros de insetos, o que lhes dá alta resistência e dureza em suas mandíbulas e dentes, por exemplo”, disse o professor de Ciência dos Materiais Nicola Pugno, da Universidade de Trento, ao The Sydney Morning Herald.

“Então, nosso estudo analisou se as propriedades da seda de aranha poderiam ser ‘aprimoradas’ ao incorporar artificialmente vários nanomateriais diferentes nas suas estruturas de proteínas biológicas”, acrescentou Pugno, um dos autores do estudo, que foi publicado no dia 14 de agosto na revista 2D Materials.

uclmaps / Flickr

Modelo da estrutura do grafeno

A teia aprimorada ainda está nas primeiras fases de teste, e os resultados de Pugno e sua equipe são derivados de apenas uma pequena quantidade de seda, de forma que mais estudos são necessários.

Se tudo sair como esperado, no entanto, a pesquisa poderia eventualmente levar a um material incrível usado para fazer paraquedas, cordas, cabos e muito mais. E essas são apenas algumas das aplicações potenciais do estudo. Pugno também acredita que o processo poderia eventualmente ser aplicado a outras criaturas além das aranhas.

Independentemente das aplicações potenciais desse trabalho italiano, ele nos fornece mais um exemplo da versatilidade do grafeno. Já fazem anos que pesquisas vêm nos brindando com inúmeras possibilidades das incríveis propriedades desse material.

Somente no último mês, o grafeno foi usado para fazer “tatuagens” usadas para fins de rastreamento de saúde, para construir borrachas inquebráveis e ainda para fazer os elétrons fluírem como água.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

Anote na agenda: 6 de maio de 2022, às 5h12. É sempre bom saber quando um asteroide vai atingir o seu planeta, não é mesmo? As informações são da Nasa (agência espacial americana), que revelou …

Filtro instalado em bicicleta purifica o ar por onde passa

Uma estudante de design teve uma ideia simples e genial. Ela instalou um filtro na bike para purificar o ar ponde passa pedalando. O Rolloe, como é chamado, tem quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável …

Superterra recém-descoberta leva apenas meio dia para orbitar sua estrela

Uma equipe de cientistas “caçadores de exoplanetas” descobriu uma superterra quente, rochosa e bem pertinho da estrela TOI-561, uma das mais antigas da nossa galáxia, o que confere temperaturas acima dos 1.700 ºC. As surpresas não …