Aranha alimentada com o supermaterial grafeno criou a teia mais forte do mundo

Wiegots / Pixabay

O material resultante se assemelha, em força, a fibras puras de carbono e Kevlar, os materiais mais resistentes da Terra.

Em um novo estudo italiano, pesquisadores detalham como adicionaram grafeno e nanotubos de carbono à água potável de uma aranha, permitindo que ela produzisse seda normalmente, só que cinco vezes mais forte do que de costume.

As teias de aranha já são materiais bastante fortes, mas podem em breve ser capazes de suportar o peso de uma pessoa.

Em um novo estudo italiano, pesquisadores detalham como adicionaram grafeno e nanotubos de carbono à água potável de uma aranha, permitindo que ela produzisse seda normalmente, só que cinco vezes mais forte do que de costume.

O material resultante se assemelha, em força, a fibras puras de carbono e Kevlar, os materiais mais resistentes da Terra.

“Nós já sabemos que existem biominerais presentes nas matrizes de proteínas e nos tecidos duros de insetos, o que lhes dá alta resistência e dureza em suas mandíbulas e dentes, por exemplo”, disse o professor de Ciência dos Materiais Nicola Pugno, da Universidade de Trento, ao The Sydney Morning Herald.

“Então, nosso estudo analisou se as propriedades da seda de aranha poderiam ser ‘aprimoradas’ ao incorporar artificialmente vários nanomateriais diferentes nas suas estruturas de proteínas biológicas”, acrescentou Pugno, um dos autores do estudo, que foi publicado no dia 14 de agosto na revista 2D Materials.

uclmaps / Flickr

Modelo da estrutura do grafeno

A teia aprimorada ainda está nas primeiras fases de teste, e os resultados de Pugno e sua equipe são derivados de apenas uma pequena quantidade de seda, de forma que mais estudos são necessários.

Se tudo sair como esperado, no entanto, a pesquisa poderia eventualmente levar a um material incrível usado para fazer paraquedas, cordas, cabos e muito mais. E essas são apenas algumas das aplicações potenciais do estudo. Pugno também acredita que o processo poderia eventualmente ser aplicado a outras criaturas além das aranhas.

Independentemente das aplicações potenciais desse trabalho italiano, ele nos fornece mais um exemplo da versatilidade do grafeno. Já fazem anos que pesquisas vêm nos brindando com inúmeras possibilidades das incríveis propriedades desse material.

Somente no último mês, o grafeno foi usado para fazer “tatuagens” usadas para fins de rastreamento de saúde, para construir borrachas inquebráveis e ainda para fazer os elétrons fluírem como água.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …