Morre a aranha mais velha do mundo

(dr) Curtin University

A aranha mais velha do mundo, conhecida por Número 16, morreu aos 43 anos

A aranha mais velha do mundo, também conhecida por Número 16, morreu aos 43 anos de idade, depois de ter sido acompanhada durante vários anos por cientistas na Austrália.

Segundo o The Guardian, a aranha (Gaius villosus) ultrapassou confortavelmente o número de anos de vida da recordista anterior: uma tarântula encontrada no México que chegou aos 28 anos.

De acordo com os biólogos que a acompanharam durante vários anos na Austrália, num estudo publicado no Pacific Conservation Biology Journal, a aranha não morreu de velhice, mas porque foi picada por uma vespa.

Conhecida por Número 16, a aranha ajudou os cientistas a desbloquear importante informação sobre o comportamento de um aracnídeo, que pode ser encontrado por toda a Austrália, incluindo jardins domésticos, escreve o jornal britânico.

“Até onde sabemos, essa é a aranha mais velha já registrada e sua vida significativa nos permitiu investigar melhor o comportamento dessa espécie e sua dinâmica populacional”, afirma a cientista Leanda Mason, da Universidade Curtin, em Perth.

A aranha foi encontrada em 1974, graças a um projeto de pesquisa lançado por Barbara York Main. Desde então, foi acompanhada pelos cientistas.

“Através dessa pesquisa, fomos capazes de determinar que a extensa vida da aranha se deve aos traços da sua história de vida, incluindo a forma como vive em arbustos nativos não limpos, sua natureza sedentária e seu baixo metabolismo”, explica Mason.

Além disso, o estudo também permitiu entender a forma como os futuros inconvenientes das mudanças climáticas e do desmatamento podem afetar as espécies.

Geralmente, a espécie tem uma expectativa de vida entre cinco e 20 anos. Enquanto que as fêmeas ficam quase sempre no interior ou perto de suas tocas, os machos saem quando atingem certa idade em busca de uma parceira.

Embora não seja uma grande ameaça para os humanos, a mordida dessa aranha pode causar dor e inchaço.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coágulos sanguíneos em “quase todos os órgãos” de pacientes que morrem de Covid-19

Pesquisas de autópsias em pacientes com Covid-19 mostraram coágulos sanguíneos presentes não exclusivamente nos pulmões, mas sim em “quase todos os órgãos”, afirmou uma patologista da Universidade de Nova York à CNN na última semana. A …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …