(dv) KCNA / YONHAP

Apesar de, na mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano ter dito que o programa nuclear estava completo, há agora informação que um teste falhou e o míssil atingiu uma estrutura perto de uma cidade norte-coreana.
Segundo a revista The Diplomat, um ensaio nuclear conduzido por Pyongyang em abril de 2017 não teria corrido bem e o míssil de médio alcance atingiu a cidade de Tokchon, causando “danos consideráveis em um complexo industrial ou edifícios agrícolas”.
De acordo com uma fonte norte-americana, o míssil – um Hwasong-12 – teria falhado um minuto após o lançamento e não atingiu mais que 70 quilômetros de altitude. O The Diplomat diz que as provas do incidente podem ser vistas por imagens de satélite comercialmente disponíveis de abril e maio de 2017.
Durante todo o ano, o regime de Kim Jong-un fez questão de mostrar seu poderio militar.
No dia 15 de abril, antes do suposto lançamento fracassado, Kim Jong-un mostrou vários mísseis balísticos, incluindo um possível novo projétil de alcance intercontinental, em um desfile militar para assinalar o aniversário do fundador do país.
Em 2017, a Coreia do Norte realizou cerca de 20 lançamentos de mísseis e, em setembro, o sexto teste nuclear e o mais potente de sua história, informou entretanto uma televisão japonesa, teria provocado o desmoronamento de um túnel e levado à morte de mais de 200 pessoas, situação negada pelo país.
Ciberia // ZAP