Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar.

Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos quando estressadas, seja por falta de água ou quando seu caule é cortado. Esses sons estão em frequências que os humanos não podem ouvir, mas insetos, outras plantas e alguns mamíferos sim.

Pesquisas anteriores já descobriram que plantas podem se comunicar, são boas matemática, tem memória, reconhecem rivais e amigas.

Agora, o novo estudo descobriu que podem gritar também. Os pesquisadores colocaram microfones a dez centímetros de distância das plantas e eles pegaram sons ultrassônicos na faixa dos 20 a 100 kilohertz.

“Essas descobertas podem alterar a maneira como pensamos sobre o reino vegetal, que foi considerado quase silencioso até agora”, escreveram os cientistas em um artigo que ainda não foi publicado em uma revista.

Em média, tomates estressados por falta de água fizeram 35 sons por hora, enquanto as plantas de tabaco fizeram 11. Sem o caule, tomates fizeram 25 sons por hora, e o tabaco 15. Plantas não estressadas fizeram menos de um som por hora, em média.

Os cientistas também puderam diferenciar a causa do estresse (água ou caule) usando um modelo computacional. Os dois sons foram distintos do vento, chuva e outros na estufa, bem como tinham intensidade e frequência diferente.

Agricultura de precisão

Embora os cientistas tenham estudado apenas tomate e tabaco, eles acreditam que outras plantas podem emitir sons quando estressadas também.

Em experimentos preliminares, sons ultrassônicos foram registrados em um cacto espinhoso (Mammillaria spinosissima) e em uma urtiga (Lamium amplexicaule).

De acordo com o estudo, os resultados podem ser interessantes para agricultores. Se houver uma maneira barata e eficaz de eles “escutarem” as plantas, podem em seguida responder de acordo, regando-as quando necessário, por exemplo.

“A sugestão de que os sons que as plantas estressadas pela seca produzam possam ser usados ​​na agricultura de precisão parece viável se não for muito caro configurar a gravação em uma situação de campo”, disse Anne Visscher do Royal Botanic Gardens Kew, no Reino Unido.

Insetos podem ouvir?

Os pesquisadores israelitas sugeriram que insetos como mariposas poderiam ouvir esses gritos ultrassônicos, e decidir não botar ovos nas plantas estressadas, por exemplo.

Outras plantas também poderiam escutar e reagir aos lamentos de suas colegas.

Como não houve experimentos para mostrar se qualquer animal pode ouvir e responder a esses sons, a ideia permanece especulativa por enquanto.

Edward Farmer, da Universidade de Lausanne, na Suíça, disse estar cético em relação às descobertas do novo estudo. O cientista afirmou que mais experimentos com controles deveriam ser feitos, como gravar os sons do solo sem plantas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …