Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar.

Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos quando estressadas, seja por falta de água ou quando seu caule é cortado. Esses sons estão em frequências que os humanos não podem ouvir, mas insetos, outras plantas e alguns mamíferos sim.

Pesquisas anteriores já descobriram que plantas podem se comunicar, são boas matemática, tem memória, reconhecem rivais e amigas.

Agora, o novo estudo descobriu que podem gritar também. Os pesquisadores colocaram microfones a dez centímetros de distância das plantas e eles pegaram sons ultrassônicos na faixa dos 20 a 100 kilohertz.

“Essas descobertas podem alterar a maneira como pensamos sobre o reino vegetal, que foi considerado quase silencioso até agora”, escreveram os cientistas em um artigo que ainda não foi publicado em uma revista.

Em média, tomates estressados por falta de água fizeram 35 sons por hora, enquanto as plantas de tabaco fizeram 11. Sem o caule, tomates fizeram 25 sons por hora, e o tabaco 15. Plantas não estressadas fizeram menos de um som por hora, em média.

Os cientistas também puderam diferenciar a causa do estresse (água ou caule) usando um modelo computacional. Os dois sons foram distintos do vento, chuva e outros na estufa, bem como tinham intensidade e frequência diferente.

Agricultura de precisão

Embora os cientistas tenham estudado apenas tomate e tabaco, eles acreditam que outras plantas podem emitir sons quando estressadas também.

Em experimentos preliminares, sons ultrassônicos foram registrados em um cacto espinhoso (Mammillaria spinosissima) e em uma urtiga (Lamium amplexicaule).

De acordo com o estudo, os resultados podem ser interessantes para agricultores. Se houver uma maneira barata e eficaz de eles “escutarem” as plantas, podem em seguida responder de acordo, regando-as quando necessário, por exemplo.

“A sugestão de que os sons que as plantas estressadas pela seca produzam possam ser usados ​​na agricultura de precisão parece viável se não for muito caro configurar a gravação em uma situação de campo”, disse Anne Visscher do Royal Botanic Gardens Kew, no Reino Unido.

Insetos podem ouvir?

Os pesquisadores israelitas sugeriram que insetos como mariposas poderiam ouvir esses gritos ultrassônicos, e decidir não botar ovos nas plantas estressadas, por exemplo.

Outras plantas também poderiam escutar e reagir aos lamentos de suas colegas.

Como não houve experimentos para mostrar se qualquer animal pode ouvir e responder a esses sons, a ideia permanece especulativa por enquanto.

Edward Farmer, da Universidade de Lausanne, na Suíça, disse estar cético em relação às descobertas do novo estudo. O cientista afirmou que mais experimentos com controles deveriam ser feitos, como gravar os sons do solo sem plantas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …