Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar.

Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos quando estressadas, seja por falta de água ou quando seu caule é cortado. Esses sons estão em frequências que os humanos não podem ouvir, mas insetos, outras plantas e alguns mamíferos sim.

Pesquisas anteriores já descobriram que plantas podem se comunicar, são boas matemática, tem memória, reconhecem rivais e amigas.

Agora, o novo estudo descobriu que podem gritar também. Os pesquisadores colocaram microfones a dez centímetros de distância das plantas e eles pegaram sons ultrassônicos na faixa dos 20 a 100 kilohertz.

“Essas descobertas podem alterar a maneira como pensamos sobre o reino vegetal, que foi considerado quase silencioso até agora”, escreveram os cientistas em um artigo que ainda não foi publicado em uma revista.

Em média, tomates estressados por falta de água fizeram 35 sons por hora, enquanto as plantas de tabaco fizeram 11. Sem o caule, tomates fizeram 25 sons por hora, e o tabaco 15. Plantas não estressadas fizeram menos de um som por hora, em média.

Os cientistas também puderam diferenciar a causa do estresse (água ou caule) usando um modelo computacional. Os dois sons foram distintos do vento, chuva e outros na estufa, bem como tinham intensidade e frequência diferente.

Agricultura de precisão

Embora os cientistas tenham estudado apenas tomate e tabaco, eles acreditam que outras plantas podem emitir sons quando estressadas também.

Em experimentos preliminares, sons ultrassônicos foram registrados em um cacto espinhoso (Mammillaria spinosissima) e em uma urtiga (Lamium amplexicaule).

De acordo com o estudo, os resultados podem ser interessantes para agricultores. Se houver uma maneira barata e eficaz de eles “escutarem” as plantas, podem em seguida responder de acordo, regando-as quando necessário, por exemplo.

“A sugestão de que os sons que as plantas estressadas pela seca produzam possam ser usados ​​na agricultura de precisão parece viável se não for muito caro configurar a gravação em uma situação de campo”, disse Anne Visscher do Royal Botanic Gardens Kew, no Reino Unido.

Insetos podem ouvir?

Os pesquisadores israelitas sugeriram que insetos como mariposas poderiam ouvir esses gritos ultrassônicos, e decidir não botar ovos nas plantas estressadas, por exemplo.

Outras plantas também poderiam escutar e reagir aos lamentos de suas colegas.

Como não houve experimentos para mostrar se qualquer animal pode ouvir e responder a esses sons, a ideia permanece especulativa por enquanto.

Edward Farmer, da Universidade de Lausanne, na Suíça, disse estar cético em relação às descobertas do novo estudo. O cientista afirmou que mais experimentos com controles deveriam ser feitos, como gravar os sons do solo sem plantas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …