Arqueólogos descobrem tumba com dezenas de múmias no Egito

Homens, mulheres, crianças e animais embalsamados foram encontrados em câmaras funerárias em Minya, no centro do país. Em boas condições de conservação, múmias datam da era ptolomaica e podem ser de família burguesa.

Arqueólogos descobriram uma tumba faraônica com mais de 40 múmias que datam da era ptolomaica – entre os anos 323 e 30 antes de Cristo – em escavação no centro do Egito.

Os restos embalsamados foram encontrados em 4 câmaras funerárias de 9 metros de profundidade no sítio arqueológico de Tuna el-Gebel, na cidade de Minya, a cerca de 250 quilômetros ao sul da capital, Cairo.

A descoberta foi anunciada neste sábado (02/02) pelo Ministério de Antiguidades do Egito. “Todas estão em boas condições de conservação, e algumas estão embrulhadas em linho ou decoradas com manuscrito demótico [uma antiga escrita egípcia]”, diz a nota da pasta.

Além disso, algumas múmias estavam dispostas dentro de caixões de barro ou em sarcófagos de madeira, acrescentou o ministério. À AFP, o arqueólogo Rami Rasmi informou que as múmias eram em grande parte de homens e mulheres adultos, mas havia também 12 crianças e seis animais, a maioria cachorros.

Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, disse que cacos de cerâmica e pedaços de papel antigo com escrituras, também encontrados na tumba, ajudaram os pesquisadores a determinar a idade das múmias.

Segundo Waziri, ainda não foi possível verificar a identidade das pessoas enterradas ali. “Não encontramos nomes escritos em hieróglifos.” Ele afirmou, contudo, que o método de mumificação indica que os embalsamados tinham posições relativamente importantes ou de prestígio.

As sepulturas de Minya, descobertas durante uma escavação que começou em fevereiro de 2018, estão em uma tumba comunitária “provavelmente pertencente a uma família da pequena burguesia”, completou o Ministério da Antiguidades.

Enquanto a mumificação é um processo mais associado ao Egito Antigo, a prática continuou durante o chamado Reino Ptolomaico, fundado por Ptolomeu, sucessor de Alexandre, o Grande.

A descoberta, a primeira de 2019, ocorreu graças a uma missão conjunta entre o governo e o centro de pesquisa de estudos arqueológicos da Universidade de Minya. O Egito anunciou nos últimos meses uma série de descobertas da antiguidade, na esperança de reviver a indústria do turismo no país, fonte primária da renda nacional.

O setor foi duramente afetado na última década pela instabilidade que se seguiu ao levante popular de 2011, que derrubou o então presidente Hosni Mubarak. Soma-se a isso uma insurgência islâmica que deixou quase 800 mortos no país.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …