Arqueólogos descobrem cidade construída há 7 mil anos no Egito

Ministério das Antiguidades do Egito

-

Um grupo de arqueólogos descobriu, no Alto Egito, uma cidade antiga e um cemitério que terão sido construídos no ano 5316 a.C., informa o Ministério das Antiguidades egípcio.

Segundo o diretor do Departamento de Antiguidades do Egito, Mahmoud Afifi, a cidade pré-histórica situa-se à margem do Rio Nilo, a cerca de 400 metros do Templo Funerário de Seti I, na antiga cidade de Abidos.

Durante as escavações, na província de Sohag, os arqueólogos encontraram casas térreas, objetos de cerâmica e instrumentos de pedra, e ainda 15 grandes sepulturas que provavelmente foram construídas para pessoas importantes.

Os especialistas dizem que a cidade terá sido habitada por funcionários de elevada hierarquia, que foram responsáveis pela construção dos túmulos e do cemitério da família real.

Segundo o chefe da Administração Central das Antiguidades do Alto Egito, Hany Aboul Azm, a grande dimensão das sepulturas encontradas indica o elevado estatuto social de seus proprietários durante essa época.

Ministério das Antiguidades do Egito

Um dos túmulos descobertos em Abidos

Um dos túmulos descobertos em Abidos

“Esta descoberta pode esclarecer muita coisa sobre a história de Abidos e sobre todo o Egito”, afirmou o diretor do Departamento de Antiguidades, citado pelo Egypt Independent.

Mahmoud Afifi elogiou o fato de a descoberta ter sido feita através de uma missão arqueológica realizada por uma equipe local em Abidos.

Em 2014, arqueólogos americanos encontraram, na mesma localidade, um túmulo de um faraó anteriormente desconhecido, Senebkay, que governou 3.700 anos atrás.

Abidos, uma das cidades mais antigas do país, foi a capital do Antigo Egito perto do final do Período Pré-dinástico (antes de 3100 a.C.) e durante o governo das quatro primeiras dinastias.

O Egito é rico em monumentos pré-históricos, mas devido a ataques de extremistas do Daesh e à instabilidade política apresenta um declínio na taxa de turismo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Não existe gene gay”, afirma estudo genético feito com meio milhão de DNAs

Como ser baixo ou alto, mais ou menos inteligente, o fato de amar homens ou mulheres não é definido por um único gene, mas por várias regiões do genoma e, como qualquer aspecto humano complexo, …

Este projeto social está buscando 7 pessoas para viajar o mundo com tudo pago

A empresa portuguesa YourBestLife está recrutando sete pessoas para viajar o mundo realizando trabalhos de impacto social com tudo pago. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e podem se candidatar pessoas que …

Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento

Nenhuma pessoa está livre do tempo: seja um jovem, uma criança, um recém-nascido ou um adulto em idade madura, todo mundo irá envelhecer e sentir os efeitos desse processo. Essa é uma verdade incontestável em qualquer …

Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local …

Snowden alerta para propagação de mentiras na internet

Há seis anos, ex-analista da NSA causou terremoto político ao revelar atividades ilícitas do serviço secreto dos EUA. Em entrevistas a jornais alemães, Snowden conta que ainda almeja asilo político na Alemanha. Seis anos após divulgar …

Visita de objeto interestelar intriga comunidade científica

  O objeto interestelar foi detectado por um astrônomo amador, e desde então o visitante passou a intrigar a comunidade científica. Gennady Borisov, astrônomo amador, utilizou um telescópio que ele mesmo construiu para avistar o objeto. Sua …

Homem morto há 22 anos é encontrado com ajuda do Google Earth

Os restos mortais de um homem desaparecido há duas décadas, nos EUA, foram encontrados dentro de um carro submerso em um lago graças ao Google Earth. William Moldt foi dado como desaparecido em Lantana, na Flórida, …

O plano japonês de jogar ao mar água radioativa de Fukushima

Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente do Japão, Yoshiaki Harada, declarou que despejar no Oceano Pacífico mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada pelo desastre nuclear de Fukushima seria a "única opção" …

Incêndio no Hospital Badim deixou 11 mortos no Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, deixando pelo menos onze mortos, conforme noticiado pela imprensa brasileira. Os pacientes foram retirados às pressas da unidade …

Origem dos cometas é revelada em novo estudo

Pesquisadores da Universidade de Leiden (Holanda) aplicaram modelos químicos em 14 cometas e encontraram um padrão em sua composição. Os cometas são bolas de gelo, poeira e pequenas partículas parecidas com pedras. Seus núcleos podem alcançar …