Arqueólogos descobrem cidade construída há 7 mil anos no Egito

Ministério das Antiguidades do Egito

-

Um grupo de arqueólogos descobriu, no Alto Egito, uma cidade antiga e um cemitério que terão sido construídos no ano 5316 a.C., informa o Ministério das Antiguidades egípcio.

Segundo o diretor do Departamento de Antiguidades do Egito, Mahmoud Afifi, a cidade pré-histórica situa-se à margem do Rio Nilo, a cerca de 400 metros do Templo Funerário de Seti I, na antiga cidade de Abidos.

Durante as escavações, na província de Sohag, os arqueólogos encontraram casas térreas, objetos de cerâmica e instrumentos de pedra, e ainda 15 grandes sepulturas que provavelmente foram construídas para pessoas importantes.

Os especialistas dizem que a cidade terá sido habitada por funcionários de elevada hierarquia, que foram responsáveis pela construção dos túmulos e do cemitério da família real.

Segundo o chefe da Administração Central das Antiguidades do Alto Egito, Hany Aboul Azm, a grande dimensão das sepulturas encontradas indica o elevado estatuto social de seus proprietários durante essa época.

Ministério das Antiguidades do Egito

Um dos túmulos descobertos em Abidos

Um dos túmulos descobertos em Abidos

“Esta descoberta pode esclarecer muita coisa sobre a história de Abidos e sobre todo o Egito”, afirmou o diretor do Departamento de Antiguidades, citado pelo Egypt Independent.

Mahmoud Afifi elogiou o fato de a descoberta ter sido feita através de uma missão arqueológica realizada por uma equipe local em Abidos.

Em 2014, arqueólogos americanos encontraram, na mesma localidade, um túmulo de um faraó anteriormente desconhecido, Senebkay, que governou 3.700 anos atrás.

Abidos, uma das cidades mais antigas do país, foi a capital do Antigo Egito perto do final do Período Pré-dinástico (antes de 3100 a.C.) e durante o governo das quatro primeiras dinastias.

O Egito é rico em monumentos pré-históricos, mas devido a ataques de extremistas do Daesh e à instabilidade política apresenta um declínio na taxa de turismo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …