A Força Espacial dos Estados Unidos, que é o sexto ramo das Forças Armadas do país, determinou que membros do órgão que estejam em serviço no espaço serão chamados de “Guardiões”, e o primeiro deles acaba de ser nomeado: o coronel Michael Hopkins, que, hoje, é astronauta da NASA e está em missão na Estação Espacial Internacional (ISS).
Em cerimônia realizada na órbita da Terra, Hopkins foi nomeado, garantindo que, mesmo sendo um Guardião, ele continuará a serviço como astronauta da agência espacial, atuando como engenheiro de voo e atual comandante da nave Crew Dragon, da SpaceX.
“Hoje, você é o primeiro astronauta da Força Espacial vivendo no espaço. Estamos muito felizes por tê-lo em nossa equipe”, disse o general Jay Raymond, chefe de operações espaciais da Força Espacial, na cerimônia. Hopkins, por sua vez, disse estar pronto para “dar esse salto” em sua atuação, e logo depois recitou um juramento de alistamento. Ele já atuou na Força Aérea antes de se tornar astronauta da NASA, e disse que aquela foi uma “experiência incrível”, sendo uma honra estar ingressando, agora, na Força Espacial.
Hopkins já está há mais de um mês na ISS, e essa é sua segunda estadia na estação orbital, onde também esteve por 166 dias em 2014.
Ele é membro da missão Crew-1 e deve permanecer por lá até maio de 2021, quando voltará à Terra com seus três companheiros de missão.
A Força Espacial foi estabelecida oficialmente em dezembro de 2019, com o objetivo de “fornecer liberdade de operações aos EUA, de e para o espaço”.
// CanalTech