Astrônomos registram fortíssima tempestade em planeta longínquo

O telescópio europeu GRAVITY recebeu as primeiras fotografias detalhadas da atmosfera incomum de um planeta distante que se encontra a uma distância de 130 anos-luz da Terra.

Todas as investigações dos cientistas quanto ao assunto foram apresentadas na revista Astronomy & Astrophysics. “Nossas observações mostram que este planeta se parece com uma bola de gás que é iluminada por dentro“, explica Sylvestre Lacour da Universidade Paris-Sorbonne, na França.

“Às vezes os raios de luz atravessam a espessura das nuvens escuras e o tornam mais brilhante. A convecção eleva e move essas nuvens e, com o tempo, elas se desintegram e chovem com gotículas de ferro e silicatos”, afirma.

As observações foram realizadas usando o telescópio GRAVITY, que combina a potência de quatro telescópios auxiliares com os espelhos de oito metros de diâmetro instalados no Observatório do Paranal, no Chile, e trabalha em conjunto com o VLT — o maior dispositivo óptico desse gênero no mundo.

O GRAVITY descobriu o sistema estelar HR 8799 na constelação de Pegasus, localizado a uma distância de 130 anos-luz da Terra. Essa jovem estrela atrai os astrônomos desde 2008, quando vários planetas gigantes foram encontrados em sua proximidade.

​​Em particular, a atenção dos cientistas foi atraída para o planeta HR 8799e, que está localizado mais próximo da estrela e faz uma volta completa ao seu redor em 45 anos. É cerca de sete vezes mais pesado que Júpiter e se encontra na fronteira entre os planetas e as anãs marrons — estrelas “falhadas”, cuja massa não foi suficiente para iniciar reações termonucleares no seu centro.

Devido à sua pouca idade e grandes dimensões, ele produz enormes quantidades de calor e luz. Isso permitiu que Lacourt e seus colegas a vissem “diretamente”, usando o telescópio, e analisassem alguns detalhes da estrutura de sua atmosfera. As fotografias obtidas demonstraram que o raio “visível” do planeta era um pouco menor do que foi calculado no início. Ou seja, sua dimensão transversal era menor que a de Júpiter.

Essas discrepâncias estavam relacionadas ao fato de que uma poderosa tempestade afetou a atmosfera desse gigante gasoso e gerou um grande número de nuvens exóticas de gotículas de quartzo líquido e ferro. Essas nuvens tornavam o HR 8799e menos brilhante do que os cientistas esperavam ver.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …