Ataque a tiros contra a caravana de Lula no Paraná; Temer diz que é “uma pena”

Lula Marques / Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Dois ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que circula pela região sul do Brasil, foram alvejados com tiros nesta terça-feira (27). O atentado teria ocorrido na estrada entre as cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no estado do Paraná.

A Sputnik afirma que um dos veículos, ocupado por jornalistas, teve os pneus furados e foi atacado com pelo menos três tiros, dois da lataria, um de cada lado, e outro de raspão nos vidros. Nenhuma pessoa ficou ferida. Pregos teriam sido postos na estrada na tentativa de furar os pneus dos ônibus.

O ex-presidente Lula não estava na comitiva que foi atacada.

Vídeos divulgados mostram a caravana hostilizada em pontos da estrada em que circulava com ovos sendo atirados contra os veículos e os membros da caravana.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve no local e deu declarações condenando o atentado que classificou como “extremamente grave”.

Gleisi criticou a falta de segurança e o suposto descaso com apelos que os organizadores da caravana “Lula Pelo Sul” teriam feito ao governo devido a uma escalada de casos de ataques e tensão ao longo do trajeto da caravana que o ex-presidente faz pela região sul.

“Nossa caravana foi vítima de uma emboscada. Um dos ônibus teve o pneu furado para diminuir a velocidade e levou 2 tiros, além de outro que passou de raspão. Não esperávamos esse grau de violência. O fato é que nós não temos proteção“, afirmou a senadora à imprensa na noite desta terça-feira (27).

Os ônibus estão agora junto com a caravana no campus da Universidade Federal Laranjeiras do Sul.

Repórteres do Brasil de Fato relatam que na entrada da cidade de Laranjeiras do Sul, os motoristas do ônibus que levava jornalistas perceberam que um dos pneus estava vazio e parou o veículo. Ele teria retirado cerca de 4 “miguelitos”, artefatos com pregos utilizados para furar os pneus do ônibus e fazer com que o veículo parasse. Nesse momento, relatam os repórteres, o veículo teria sido alvejado com tiros.

Outro dos ônibus da caravana, que levava convidados do ex-presidente Lula, também teria sido atingido por disparos. Nele, estariam também assessores do Partido dos Trabalhadores (PT), que trabalham em Brasília. O segundo ônibus a ser atingido circulava onde é comum que esteja o veículo que leva Lula.

Em outras cidades, durante a caravana, ataques sem armas de fogo já haviam sido registrados. Nas proximidades da cidade de Francisco Beltrão (PR), segundo os repórteres, homens teriam tentado atingir a caravana com rojões. Em Bagé (SC), no dia 21, pedras e ovos foram atirados contra a caravana, o que se repetiu no domingo (25), em São Miguel do Oeste (SC).

O trecho percorrido no Paraná foi o único sem escolta da Polícia Militar. A Polícia Rodoviária Federal teria acompanhado a caravana no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. ​A polícia civil foi acionada e fará a perícia sobre o atentado.

“Uma pena”

O presidente Michel Temer se pronunciou nesta quarta-feira (28) sobre o atentado. De acordo com Temer, o ataque ao ônibus da caravana de Lula foi “uma pena” e cria um clima de “instabilidade”.

“É uma pena que tenha acontecido isso, porque vai criando um clima de instabilidade no país, de falta de pacificação, que é indispensável no presente momento”, disse Temer.

“Devo dizer também que, na verdade, essa onda de violência não foi pregada talvez por aqueles que tomaram essa providência, talvez tenha sido, tenha começado lá atrás. E a história de uns contra outros, realmente cria essa dificuldade que gera atritos dessa natureza”, acrescentou Temer.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Olha quem fala em grau de segurança , violência , Sra Gleisi atentado é que o PT esta fazendo contra nos, contra o Brasil, colocando fogo em varias Bandeiras sagrada nossa por ai, ivandindo terras que não são suas violência é que estes ministros estão fazendo contra nos, estão medo de prender esse bandido. Isso sim é violência.

  2. Depois de décadas de bloqueio de estradas, invasão e depredação de patrimônios públicos e privados, queima de ônibus, intimidação de manifestantes contrários, será que os vermelhos não pensaram que poderiam ser imitados? Sou contra ataque com armas que possuam capacidade de tirar a vida.

  3. Minha gente, não nos esqueçamos de que se trata de um líder de organização criminosa, fato comprovado nos autos do processo criminal, com condenação confirmada pela segunda instância. Nestas circunstâncias, não se pode desprezar a hipótese de disputa entre organizações rivais.

  4. Não sou a favor da violência, mas tem politico se regojizando com o ataque, só que se esquecem que todo eles, de todas as vertentes, partidos, tendencias, grupos, facções e quadrilhas partidárias, que todos eles, sem exceção sofrem da mesma rejeição em qualquer lugar do Brasil. Há um sério risco da violência se generalizar de tal forma que será impossível os políticos fazem campanha. E tem mais, os membros do judiciário não estão livres da violência: Gilmar Mendes, Dias Toffolli, Levandowski e outros estão na mira do povo!

  5. Tem algum honesto, todos farinha do mesmo saco, como um ministro do STF terá moral de condenar seu padrinho, que o nomeou para ocupar o cargo de Ministro do STF., acorda pessoal, esse País é uma palhaçada total, só uma revolução para acabar com essa corja de vagabundos, e eu aqui só pagando contas e imposto para os lixos desviarem, né Sra. senadora Gleisi Hoffmann?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …