Lula inicia caravana pelo Nordeste com discurso voltado para as eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 e admitiu seu desejo de disputar o pleito, iniciou nesta quinta-feira (17) uma caravana de 20 dias pelo Nordeste com um discurso marcado por um forte tom eleitoral.

Apesar de não ter mencionado expressamente o seu desejo de disputar as eleições, Lula fez um discurso no estádio Fonte Nova em Salvador de cerca de uma hora no qual defendeu seus oito anos de mandato como presidente, fez duras críticas ao governo Temer, que tachou de “golpista”, e pediu ao povo que busque mudanças nas eleições de 2018.

Lula iniciou nesta quinta-feira em Salvador uma caravana por 25 cidades do Nordeste, mas, por impedimentos legais, negou previamente que sua iniciativa tem fins eleitorais, já que pode ser punido e multado por antecipar a campanha.

Mas isso não impediu que Lula pedisse ao povo que buscasse mudanças nas próximas eleições para derrubar os “golpistas” e levar ao poder um governo com um projeto popular.

“Esse país tem que se preparar porque em 2018 vamos ter que colocar uma pessoa democrática pra governar”, afirmou Lula, que praticamente colocou sua candidatura à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Vocês sabem que ainda falta muito tempo, não existe candidato. O que eles têm de saber é que uma pessoa que nasceu em Garanhuns, que ia morrer de fome antes de cinco anos de idade, não tem medo de continuar lutando para que todo o povo brasileiro possa conquistar, através da democracia, sua cidadania”, disse o ex-presidente.

“Eu tenho 71 anos, com a vontade de lutar como se tivesse 30. Não sou nenhum revolucionário; sou um despertador de consciências e quero andar pelo país para mexer com a consciência desse povo e mostrar que durante 300 anos não fizeram nada pelo país e nós sim fizemos”, comentou Lula.

No primeiro evento de sua caravana pelo Nordeste, Lula foi acompanhado por vários dirigentes do PT, como a atual presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffman, e dezenas de parlamentares e ex-ministros.

A primeira jornada da excursão, no entanto, não esteve isenta de incidentes. Um grupo de aproximadamente 30 manifestantes realizou um protesto em frente ao estádio, para o qual levaram um boneco inflável representando Lula vestido com uniforme de presidiário, e a polícia teve que intervir para evitar enfrentamentos com os militantes do PT e deteve cinco manifestantes por porte de armas.

// EFE

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse senhor não tem jeito, e um cara de pau vir pedir votos em nossa região ele deveria usar sua aposentadoria descansar no sitio de Atibaia.

  2. Cara de pau é essa corja que tomou o poder no golpe, que mudar a eleição de 2018 para parlamentarismo pois sabe que no voto direto vai perder outra vez.
    cara de pau é esse judiciário partidário, sem isenção.
    cara de pau é nós, o povo pobre desse país, pagar pelo rombo que o Temer fez e está fazendo, ao perdoar dividas de grandes empresas, ao comprar votos para não ser investigado, e os coxinhas trouxinhas babacas não irem as ruas contra essa quadrilha corrupta que esta na esfera federal do nosso país.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …