Lula inicia caravana pelo Nordeste com discurso voltado para as eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 e admitiu seu desejo de disputar o pleito, iniciou nesta quinta-feira (17) uma caravana de 20 dias pelo Nordeste com um discurso marcado por um forte tom eleitoral.

Apesar de não ter mencionado expressamente o seu desejo de disputar as eleições, Lula fez um discurso no estádio Fonte Nova em Salvador de cerca de uma hora no qual defendeu seus oito anos de mandato como presidente, fez duras críticas ao governo Temer, que tachou de “golpista”, e pediu ao povo que busque mudanças nas eleições de 2018.

Lula iniciou nesta quinta-feira em Salvador uma caravana por 25 cidades do Nordeste, mas, por impedimentos legais, negou previamente que sua iniciativa tem fins eleitorais, já que pode ser punido e multado por antecipar a campanha.

Mas isso não impediu que Lula pedisse ao povo que buscasse mudanças nas próximas eleições para derrubar os “golpistas” e levar ao poder um governo com um projeto popular.

“Esse país tem que se preparar porque em 2018 vamos ter que colocar uma pessoa democrática pra governar”, afirmou Lula, que praticamente colocou sua candidatura à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Vocês sabem que ainda falta muito tempo, não existe candidato. O que eles têm de saber é que uma pessoa que nasceu em Garanhuns, que ia morrer de fome antes de cinco anos de idade, não tem medo de continuar lutando para que todo o povo brasileiro possa conquistar, através da democracia, sua cidadania”, disse o ex-presidente.

“Eu tenho 71 anos, com a vontade de lutar como se tivesse 30. Não sou nenhum revolucionário; sou um despertador de consciências e quero andar pelo país para mexer com a consciência desse povo e mostrar que durante 300 anos não fizeram nada pelo país e nós sim fizemos”, comentou Lula.

No primeiro evento de sua caravana pelo Nordeste, Lula foi acompanhado por vários dirigentes do PT, como a atual presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffman, e dezenas de parlamentares e ex-ministros.

A primeira jornada da excursão, no entanto, não esteve isenta de incidentes. Um grupo de aproximadamente 30 manifestantes realizou um protesto em frente ao estádio, para o qual levaram um boneco inflável representando Lula vestido com uniforme de presidiário, e a polícia teve que intervir para evitar enfrentamentos com os militantes do PT e deteve cinco manifestantes por porte de armas.

// EFE

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse senhor não tem jeito, e um cara de pau vir pedir votos em nossa região ele deveria usar sua aposentadoria descansar no sitio de Atibaia.

  2. Cara de pau é essa corja que tomou o poder no golpe, que mudar a eleição de 2018 para parlamentarismo pois sabe que no voto direto vai perder outra vez.
    cara de pau é esse judiciário partidário, sem isenção.
    cara de pau é nós, o povo pobre desse país, pagar pelo rombo que o Temer fez e está fazendo, ao perdoar dividas de grandes empresas, ao comprar votos para não ser investigado, e os coxinhas trouxinhas babacas não irem as ruas contra essa quadrilha corrupta que esta na esfera federal do nosso país.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …