Lula inicia caravana pelo Nordeste com discurso voltado para as eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 e admitiu seu desejo de disputar o pleito, iniciou nesta quinta-feira (17) uma caravana de 20 dias pelo Nordeste com um discurso marcado por um forte tom eleitoral.

Apesar de não ter mencionado expressamente o seu desejo de disputar as eleições, Lula fez um discurso no estádio Fonte Nova em Salvador de cerca de uma hora no qual defendeu seus oito anos de mandato como presidente, fez duras críticas ao governo Temer, que tachou de “golpista”, e pediu ao povo que busque mudanças nas eleições de 2018.

Lula iniciou nesta quinta-feira em Salvador uma caravana por 25 cidades do Nordeste, mas, por impedimentos legais, negou previamente que sua iniciativa tem fins eleitorais, já que pode ser punido e multado por antecipar a campanha.

Mas isso não impediu que Lula pedisse ao povo que buscasse mudanças nas próximas eleições para derrubar os “golpistas” e levar ao poder um governo com um projeto popular.

“Esse país tem que se preparar porque em 2018 vamos ter que colocar uma pessoa democrática pra governar”, afirmou Lula, que praticamente colocou sua candidatura à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Vocês sabem que ainda falta muito tempo, não existe candidato. O que eles têm de saber é que uma pessoa que nasceu em Garanhuns, que ia morrer de fome antes de cinco anos de idade, não tem medo de continuar lutando para que todo o povo brasileiro possa conquistar, através da democracia, sua cidadania”, disse o ex-presidente.

“Eu tenho 71 anos, com a vontade de lutar como se tivesse 30. Não sou nenhum revolucionário; sou um despertador de consciências e quero andar pelo país para mexer com a consciência desse povo e mostrar que durante 300 anos não fizeram nada pelo país e nós sim fizemos”, comentou Lula.

No primeiro evento de sua caravana pelo Nordeste, Lula foi acompanhado por vários dirigentes do PT, como a atual presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffman, e dezenas de parlamentares e ex-ministros.

A primeira jornada da excursão, no entanto, não esteve isenta de incidentes. Um grupo de aproximadamente 30 manifestantes realizou um protesto em frente ao estádio, para o qual levaram um boneco inflável representando Lula vestido com uniforme de presidiário, e a polícia teve que intervir para evitar enfrentamentos com os militantes do PT e deteve cinco manifestantes por porte de armas.

// EFE

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse senhor não tem jeito, e um cara de pau vir pedir votos em nossa região ele deveria usar sua aposentadoria descansar no sitio de Atibaia.

  2. Cara de pau é essa corja que tomou o poder no golpe, que mudar a eleição de 2018 para parlamentarismo pois sabe que no voto direto vai perder outra vez.
    cara de pau é esse judiciário partidário, sem isenção.
    cara de pau é nós, o povo pobre desse país, pagar pelo rombo que o Temer fez e está fazendo, ao perdoar dividas de grandes empresas, ao comprar votos para não ser investigado, e os coxinhas trouxinhas babacas não irem as ruas contra essa quadrilha corrupta que esta na esfera federal do nosso país.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …