(cc) NIAID

Bactérias E.coli vistas pelo microscópio

Neste domingo (12) foi lançada ao espaço a missão Cygnus que, para além de abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), levou consigo o satélite E. coli AntiMicrobial (EcAMSat) para testar como as microbactérias se desenvolvem em microgravidade.

A missão Cygnus entregou cerca de 3,3 toneladas de alimentos, equipamentos e materiais para experiências científicas. No entanto, desta vez, levou com ela um dos agentes patogênicos mais conhecidos do mundo, responsável por milhões de infecções e doenças: a bactéria E. coli.

A famosa Escherichia coli vai participar de um estudo de resistência a antibióticos, um fenômeno que aumenta em escala global, preocupando a comunidade médica e científica.

A experiência irá examinar a forma como a microgravidade prejudica a capacidade da E.coli de se reproduzir quando exposta a antibióticos. Em comunicado, a NASA afirmou que “o efeito dos voos espaciais sobre a resistência bacteriana da E.coli, assim como sua base genética, serão demonstrados” nesta experiência.

Desde que os seres humanos começaram a usar antibióticos, em meados do séculos XX, bactérias patogênicas como a E.coli desenvolveram novos genes que os tornaram cada vez mais resistentes a antibióticos.

De acordo com a agência espacial, o problema pode representar um grande perigo para os astronautas, tendo em conta que no espaço o sistema imunológico se debilita.

Os especialistas estão confiantes de que os resultados desta experiência podem ajudar a projetar medidas eficazes para proteger a saúde dos astronautas durante as missões espaciais de longo prazo.

A experiência irá determinar a menor concentração de antibiótico que inibe o crescimento bacteriano. O conhecimento adquirido nesta experiência pode ser útil para prescrever a dose correta de antibióticos para futuros viajantes espaciais.

Na Terra, o estudo irá ajudar a entender como o micro-organismo responde a vários “níveis de estresse” e diferentes concentrações de antibióticos para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes.

A E.coli, assim como outras bactérias, mostrou uma resistência crescente ao longo do tempo, levando ao aparecimento de superbactérias. Perante estes micro-organismos, os cientistas se sentem impotentes porque, mesmo tentando combatê-las, poderiam fazer com que se desenvolvessem ainda com maior resistência.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …