Hamas apela a nova revolta palestina contra Israel após decisão de Trump

(dv) Hamas

Ismail Haniyeh, líder do Hamas

O movimento islâmico Hamas apelou nesta quinta-feira (7) a uma nova revolta popular palestina contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Nesta quinta, o grupo Hamas, liderado por Ismail Haniyeh, convocou uma Intifada – o nome que os palestinos dão às revoltas populares. O apelo surge um dia depois do presidente dos EUA ter reconhecido Jerusalém como a capital de Israel.

“Que o 8 de dezembro seja o primeiro dia da intifada contra o invasor“, declarou Ismail Haniyeh. O líder do Hamas acrescentou ainda que “o chamado acordo de paz foi enterrado de uma vez por todas”.

Após o anúncio de Donald Trump, choveram críticas de todo o mundo, sinais de preocupação, com apenas Israel celebrando a decisão do presidente dos EUA. Além disso, O exército israelense anunciou que vai destacar forças suplementares na Cisjordânia, território palestino ocupado.

No anúncio, o presidente dos EUA disse que esta era uma medida que “há muito tempo que já deveria ter sido tomada”. Os Estados Unidos se transformaram assim no único país do mundo a reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

No discurso, o presidente norte-americano disse que continua defendendo uma solução de “dois Estados” naquela região – Palestina e Israel – e disse que “fará tudo para promover uma solução pacífica”, enquanto assinava a ordem de transferência da embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém.

Trump apelou à “calma” e à “tolerância” e indicou que seu vice-presidente, Mike Pence, irá se deslocar ao Oriente Médio “nos próximos dias”. “Hoje apelamos à calma, à moderação, e que as vozes da tolerância se sobreponham a quem propaga o ódio”, declarou o presidente dos EUA.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também reagiu à decisão norte-americana, reafirmando que “não há alternativa à solução de dois estados. Não há plano B. Vou fazer tudo nos meus poderes para apoiar os líderes israelenses e palestinos no regresso a negociações significativas”.

Com cada vez mais líderes mundiais se manifestam com preocupações sobre a decisão de Trump, pois coloca o país às avessas com a comunidade internacional.

Oito das 15 nações que compõem o Conselho de Segurança da ONU pediram, com caráter de emergência, ao organismo que convocasse uma reunião até o final desta semana. O encontro foi marcado para esta sexta-feira (8) a pedido da França, Bolívia, Egito, Itália, Senegal, Suécia, Reino Unido e Uruguai e contará também com a presença de Guterres.

O que são as Intifadas?

Na sua história, os palestinos já passaram por duas Intifadas, o nome popular para protestos dos palestinos da Cisjordânia contra Israel.

As intifadas foram utilizadas pelos palestinos como instrumentos de resistência e, em ambas as vezes, acabaram se transformando em longos ciclos de violência de difícil resolução.

A primeira aconteceu há precisamente 30 anos, com a população civil a atirar, espontaneamente, paus e pedras contra os militares israelenses.

A segunda Intifada surge com Arafat recusando a proposta de paz de Israel e teve início em 29 de setembro de 2000, o dia seguinte à caminhada de Ariel Sharon, ex-primeiro-ministro israelense, pela Esplanada das Mesquitas e no Monte do Templo, nos arredores da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém – área considerada sagrada tanto por muçulmanos quanto por judeus

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …