Mata Atlântica às margens da Rodovia dos Imigrantes ganhará parque sustentável

Localizado em região remanescente de Mata Atlântica, às margens da Rodovia dos Imigrantes (km 35), em São Bernardo do Campo (SP), o Parque Ecológico Imigrantes será o primeiro do estado a ter a infraestrutura projetada e construída seguindo os preceitos de sustentabilidade da certificação internacional de origem francesa, AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

O selo AQUA-HQE é um dos mais importantes do mundo e líder no Brasil em atestar o desempenho ambiental de projetos e obras da construção civil.

Uma idealização e realização da Fundação Kunito Miyasaka, o parque está situado em um terreno de 484 mil m², vizinho ao Parque Estadual da Serra do Mar e da represa Billings, e tem como princípio a realização de atividades voltadas à disseminação de conhecimento sobre educação ambiental e integração das pessoas com a fauna e flora local, entre outros objetivos.

O projeto contou com a consultoria de sustentabilidade da Inovatech Engenharia, que atuou no trabalho de minimização dos impactos para a implantação sustentável da estrutura construída até agora.

Entre as principais soluções de sustentabilidade indicadas, destaque para a escolha do material para a construção de uma passarela elevada – principal local de circulação de pessoas pelo parque – que sobrevoa a floresta em meio à copa das árvores.

“A opção foi pela utilização da madeira plástica, feita partir da reciclagem de resíduos plásticos, que possui alta resistência à umidade e exige baixa manutenção”, esclarece Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

De acordo com Ricardo Pimentel Maluf, ambientalista, fundador da organização não governamental, S.O.S Mata Atlântica, e um dos membros do comitê executivo do Parque Ecológico Imigrantes, o desejo dos empreendedores foi usar as soluções ambientais como algo que promova a educação ambiental.

“Um sistema fotovoltaico e eólico para backup de energia, com 3 horas de autonomia, alimenta a rede de energia e iluminação, inclusive a bomba d´água que irriga as áreas administrativas do parque e o lago. Tudo isso está localizado em áreas bastante visíveis, como forma de mostrar aos visitantes que existem sistemas de geração de energia por meio de fontes alternativas e limpas”, disse o ambientalista.

Gestão de resíduos

Outro aspecto relevante na implantação do parque foi a gestão dos resíduos. Mais de 92% das sobras da obra foram valorizadas, muitas como material para a própria construção do parque.

Para fazer a gestão dos materiais que seriam descartados, a Inovatech Engenharia coordenou, junto com a equipe do local, um trabalho de monitoramento, triagem, valorização e redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros.

A solução construtiva utilizada na portaria, também busca diminuir impactos ambientais futuros. O sistema é desmontável, feito com perfis metálicos parafusados, o que facilita a remoção, se necessária, no futuro.

A inclusão social de pessoas foi outro ponto de atenção dos gestores. O acesso ao parque, inclusive à plataforma, atende às normas para pessoas com deficiência. Para ajudar os visitantes a vencerem um morro inclinado em uma das regiões da área, foi construído um elevador funicular.

O Parque Ecológico Imigrantes tem previsão de ser inaugurado em 2018 e, segundo Maluf, o comitê executivo busca parcerias com o setor privado para viabilizar outras áreas como a construção de espaços multiusos, que serão utilizados para a realização de eventos com temática ambiental.

O local planeja ser referência em centro de estudos, de convivência e de desenvolvimento do respeito pela natureza.

// EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …