Bob Dylan está fugindo do Nobel

A Academia Sueca ainda “não conseguiu falar” com o compositor norte-americano Bob Dylan, distinguido na quinta-feira (13) com o Prêmio Nobel da Literatura, no dia em que atuou num show nos Estados Unidos.

“A Academia falou com o agente de Dylan e com o responsável pela turnê”, disse à France Presse Odd Zschiedrich, chanceler da Academia Sueca, que ainda “não conseguiu” falar com o premiado.

Bob Dylan atuou num show, na quinta-feira à noite, em Las Vegas no qual, segundo constataram os jornalistas presentes, cantou mas não se dirigiu ao público nem fez, de forma alguma, qualquer menção ao Prêmio Nobel da Literatura.

O jornal Washington Post – que cita amigos e fontes próximas do cantor -, “Dylan se manteve, todo o dia, em silêncio sobre o prêmio“.

Bob Neuwirth, amigo de Bob Dylan, disse ao jornal norte-americano que o compositor “pode mesmo nunca fazer qualquer tipo de agradecimento“.

Todos os anos, os premiados com o Nobel são convidados a receberem o galardão no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, pelas mãos do rei da Suécia.

De acordo com a France Presse, a Academia sueca desconhece ainda se Bob Dylan tenciona estar presente.

No ano passado, ao aceitar o prêmio MusiCares de Personalidade do Ano, o músico explicou que nunca viu sua música como significativamente diferente ou única na tradição já estabelecida da música folk norte-americana.

Apenas abri uma porta diferente de uma forma diferente“, descreveu, fazendo uma retrospectiva da sua carreira. “É diferente, mas dizendo a mesma coisa. Não pensei nisso como algo fora do comum. Apenas pensava que estava fazendo algo natural, mas desde o início, por alguma razão, minhas músicas foram divisivas”, afirmou.

Em 2004, numa entrevista ao programa 60 Minutes, Dylan rejeitou rótulos como “profeta” ou “voz de uma geração”, afirmando que se sentia um impostor “quando as pessoas pensam que você é uma coisa que você não é”.

Nunca quis ser um profeta ou um salvador“, afirmou ao jornalista Ed Bradley na entrevista.

Em 1964, o filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre recusou o Prêmio Nobel da Literatura no mesmo dia em que foi comunicada a decisão, não tendo recebido as 273 mil coroas suecas, o valor do prêmio na altura.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …