Bolsonaro: #elenão foi movimento dos que mamam da Lei Rouanet

Ao mesmo tempo em que ocorriA o debate da TV Globo entre os presidenciáveis, a TV Record exibiu uma entrevista exclusiva com o candidato do PSL Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira (4).

O militar recusou a sua participação no debate por questões médicas, no entanto, é entrevistado em rede nacional pela emissora cujo proprietário declarou apoio.

Questionado sobre o movimento que levou milhares de pessoas às ruas e ganhou as redes nas últimas semanas, o Jair Bolsonaro decidiu não refletir sobre o que levou o movimento a crescer, mas falou sobre os artistas. “Foi um movimento de artistas que mamam na Lei Rouanet”, disse.

Uma das principais leis de incentivo à cultura, a Lei Rouanet é constantemente atacada pelo candidato e seus apoiadores. Bolsonaro já declarou que, caso eleito, somente artistas talentosos terão incentivos, o que sugere um desconhecimento sobre a medida.

A Lei Rouanet estabelece que pessoas jurídicas e físicas podem doar parte de seu imposto de renda para apoiar projetos culturais. Não são repassados recursos diretos do governo federal. Quem escolhe o que apoiar são os doadores.

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira (PT), por exemplo, costumava dizer que “os departamentos de marketing das empresas terminam decidindo” os projetos que terão apoios ou não.

Na entrevista, Bolsonaro afirmou ainda não ser homofóbico. No entanto, ele já deu inúmeras demonstrações de homofobia. Uma delas, em 2015, rendeu ao deputado a obrigatoriedade de pagar uma indenização de R$ 150 mil por danos morais ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD), criado pelo Ministério da Justiça.

A ação foi ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização. Durante o programa CQC, na época exibido pela TV Bandeirantes, Bolsonaro afirmou que nunca passou pela sua cabeça ter um filho gay, porque seus filhos tiveram uma “boa educação”.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Matéria tendenciosa: Não são repassados recursos diretos do governo federal. Ora, o governo deixa de receber o valor que as pessoas físicas e jurídicas deveriam pagar de Imposto de Renda, sendo que pode ser descontado do valor total do imposto a pagar em até 6% para pessoa física e até 4% para pessoa jurídica. Portanto, essa lei é financiada pelo Governo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …