“Com Bolsonaro, o Brasil corre o risco de entrar numa ditadura”, diz cientista político

Rovena Rosa / ABr

O cientista político Sergio Denicoli acredita que os brasileiros não iriam ficar impressionados se Jair Bolsonaro sugerisse o encerramento do Congresso.

O cientista brasileiro da Universidade do Minho (Portugal) Sergio Denicoli considera que existe uma grande possibilidade de o Brasil entrar numa ditadura e abolir o Congresso caso o candidato presidencial da extrema-direita, Jair Bolsonaro, vença as eleições.

“Bolsonaro é um candidato que não está atento às questões partidárias. No próximo Congresso, estão sendo formadas algumas bancadas muito fortes, como a bancada dos militares, que já é uma bancada alinhada com Bolsonaro, a bancada evangélica cristã que também é muito alinhada a ele”, disse Denicoli, em entrevista à Lusa.

“O vice de Bolsonaro (General Mourão) chegou a dizer que seria interessante que houvesse uma constituição de notáveis, que não passasse pelo congresso”. E “todos os discursos são sempre de redução do sistema partidário, que é o que sustenta o sistema democrático”, analisou Denicoli.

O cientista considera ainda que os brasileiros “não iriam ficar muito impressionados” caso Bolsonaro propusesse um encerramento do congresso e “talvez até apoiassem” essa decisão devido ao fraco desempenho do Congresso brasileiro nos últimos anos.

Caso vença as eleições, o candidato do Partido Social Liberal (PSL) terá garantido um suporte militar, através do apoio das Forças Armadas, suporte econômico, com o apoio do agronegócio, por exemplo, e suporte religioso, com as igrejas evangélicas prestando publicamente seu apoio, como é o caso do bispo Edir Macedo, lider da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Para o pesquisador da Universidade do Minho, o apoio público de Edir Macedo a Bolsonaro pode ter sido um dos grandes motivos para a subida do candidato do PSL nas mais recentes pesquisas.

“Edir Macedo é o dono da Igreja Universal e da Rede Record. É um grande empresário brasileiro e é um religioso que movimenta muita gente, e quando ele fala que apoia Bolsonaro ele está simbolizando que todas as pessoas ligadas à estrutura dele podem ser simpáticas à candidatura, e isso tem um peso muito grande” afirmou Denicoli.

Ainda assim, o cientista acredita que a eleição não ficará resolvida no primeiro turno, devido à grande taxa de rejeição que o candidato da extrema-direita obtém (mais de 40%).

Sergio Denicoli afirma ainda que nunca viu uma campanha política tão forte e organizada como a de Bolsonaro. “A militância de Bolsonaro é muito mais ativa do que a militância de qualquer outro candidato.”

“Quando eles viram a possibilidade das ruas serem tomadas por pessoas ligadas ao movimento #elenão, eles se mobilizaram muito rapidamente e conseguiram, no domingo, fazer um movimento de apoio ao Bolsonaro. Várias cidades tiveram as ruas tomadas em apoio a esse candidato”, disse o investigador brasileiro.

O movimento #elenão, foi uma manifestação realizada, primeiramente, por mulheres no Facebook, contra o candidato populista. No sábado, os protestos passaram para as ruas de todo o país, enquanto que no domingo foi a vez dos apoiantes de Bolsonaro se agruparem em prol do candidato do PSL à presidência brasileira.

O primeiro turno das eleições presidenciais está marcado para dia 7 de outubro, enquanto que o segundo ocorre no dia 28 deste mês.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Sergio Denicoli, não sei qual PARTIDO lhe é simpatico, mas uma possilvel DITADURA se configurará com a vitória do PT, ou o Sr se esquece da entrevista que o condenado Joé Dirceu deu ultimamente?

  2. Eu creio que Sergio Denicoli está mal informado sobre o que é ditadura, a ditadura é sempre imposta pela esquerda e nunca pela direita, é só ver a historia para saber isso.

    Os paises que tiveram ditadura foram comandados sempre pelos que diziam-se democraticos.

    Fidel, Hitler, Mussuline, Mao Tcstung e por aí vai.

    Geralmente a direita é a favor do trabalho do investimento e da educação com ordem e respeito ao principios eticos e democraticos.

    Creio que este cidadão não saiba bem o que diz, viver em Portugal é diferente do Brasil ou USA.

    Mas se olhar bem Portugal durante um bom tempo tambem foi ditadura socialista.

    • Hugo Chaves foi humorista? Maduro é apenas uma fruta boa para colher do pé? Fidel Castro é apenas marca de charutos cubanos? Todo esse lixo é de DIREITA?

  3. e muito facil ficar escrevendo sobre o dia a dia das pessoas aqui no brasil , morando na Europa.
    Veja quantos parlamentares se salvam de uma investigacao de corrupcao, etc. e so fazer andar tais investigacoes e prisoes desse pessoal que o congresso ficara limpo. Cade a reforma politicar e ajustes na presentatividade da populacao: 1 voto do sul vale menos que meio de um voto da regiao NE/N. pela reducao da quantidade de representatens. pela reducao da estrutura do estado. chega de sangue sugas

  4. O PT divulga abertamente que vão TOMAR O BRASIL e ditador é o Bolsonaro? Que tem princípios. O Temer está apoiando o PT, estão tentando juntar mais aliados contra o Bolsonaro e todos com a mesma idéia. Quem pensa diferente é o 17, por isso estão todos preocupados. A mamata vai acabar.

  5. Mais um artigo terrorista para espalhar pânico às vésperas da eleição! Nota zero para essa matéria! Já estamos fartos de ouvir esta ladainha de ditadura, quebra da democracia, etc. Não há clima para ditadura no Brasil, nossas instituições estão mal ou bem funcionando e o povo está atento! Ditadura é aquela onde prevalece a corrupção, a desigualdade, a miséria e a falta de futuro e de oportunidades. Ditadura é aquela onde se olha para a a frente e nada se vê. Ditadura é quando a esperança foi embora e só deixou tristeza, desapontamento e desânimo. Viva o nosso Brasil!

  6. Tendenciosa posição. Felizmente, as pessoas já não se deixam influenciar por pessoas alinhadas a determinadas siglas, que fazem uso de inverdades para influenciar na opinião dos eleitores. Ditadura militar existiu na Argentina e Chile, de fato. No Brasil, houve uma repressão militar, a guerrilheiros\marginais que matavam, roubavam, sequestravam…. Aqueles marginais do passado, não são em nada diferentes dos marginais de hoje. Quanto mais vejo quem se opõem, quem bate em Bolsonaro, mais acredito ser ele a nossa única esperança de dias melhores.

    • Ta louco não vai mudar em nada so vai almentar a violência e nada mais ese bolsonaro so bemsa em querra agora ele ta aliando com o isreel vcs vão ver kkkkk a bosta formar

  7. Lembrando que CIBÉRIA é do grupo da Folha de S.Paulo – logo nunca iria falar bem de nada nem ninguem que não fosse o lula e seu rico dinheirino

    Petista sendo petista

  8. Uma Constituição a todo vapor, um parlamento dotado de pessoas de todos os Estados do Brasil, um sistema tríplice formado funcionando a tempo, basta apenas colocar nos eixos e aparar as arestas que desde 1988 deveria ter acontecido, ou conforme discursos inflamados desde 1978 realizados pelo PT já deveria também ter acontecido, se não realizaram isso em 13 anos é sinal que os “Aves de Rapina Comedoras de Mortadela” não tem interesse nessa Constituição, afinal o PRESIDIÁRIO Lula foi contra a Constituinte inteira, analfabeto na Constituinte, analfabeto no Planalto, como se não bastasse, pinta nas paradas um “cientista político” e define uma provável ditadura, então para ele aprender um pouquinho mais basta ir morar em Cuba ou na Venezuela, aí ele vai aprender um pouco mais sobre DITADURA e “paredom”…

  9. Vai passar 1 semana na Venezuela e depois volte falando mal de Bolsonaro. Você precisa se atualizar,. pois vejo que está caduco como os políticos profissionais velhos e ultrapassados. É devido a pessoas como você que o Brasil não sai do buraco.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …