“Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros”, diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama.

“Gilberto Gil”, embaixador da música brasileira, volta a se apresentar na Filarmônica” é manchete na Télérama. Gil conversou com a reportagem da revista sobre o novo espetáculo que, por causa da pandemia de Covid-19 e dos fechamentos das casas de show na França em 2020, teve de ser adiado por um ano.

Gil, “o príncipe do Tropicalismo”, se apresenta nesta noite ao lado de seus dois filhos, Ben e João, e pela primeira vez com a neta Flor Gil na capital francesa, diz a revista, lembrando que o show desta noite é feito “em família”.

Além disso, lembra Télérama, Gil preparou um outro espetáculo para os franceses, “Amor Azul”, que será apresentado em Paris no dia 13 de novembro. Fruto de quatro anos de trabalho, essa ópera-musical faz a ponte entre o Brasil e a Europa.

Na entrevista à Télérama, o cantor relembra o início de sua carreira, em Salvador, o encontro com Caetano Veloso na universidade, a luta contra a ditadura, os anos de exílio e a carreira política. “Durante meu mandato [como ministro da Cultura de Lula], mais de 3.000 locais de cultura, com material multimídia e acesso à internet, foram inaugurados, especialmente nas favelas e nas comunidades indígenas da Amazônia: apenas por esse projeto, meus cinco anos no ministério valeram a pena”, afirma.

Ao falar de política, Gil não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro, que fez cortes drásticos na área da cultura, reduzindo o ministério a uma subsecretaria.

“Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros. Ele também não entendeu a necessidade para a nossa sociedade de se abrir ao mundo. Nossa diplomacia tem que ser completamente repensada, nossos representantes precisam ser substituídos. Minha missão como artista é de encorajar essa tomada de consciência. E hoje diversos artistas se dedicam a essa missão comigo”, declarou.

Gil e Caetano na Filarmônica de Paris

O jornal Le Monde foi até Roubaix, no norte da França, assistir ao show de Gil na sala Colisée, que acolheu 1.700 espectadores no último dia 15 de outubro. O diário lembra também da recente apresentação de Caetano Veloso na Filarmônica, em 25 de agosto, e aproveita para falar do novo álbum do artista, “Meu Coco”. A matéria ressalta que os dois músicos protagonizaram juntos uma aclamada turnê em 2015, fazendo uma memorável apresentação no espaço Palais des Congrès, em Paris.

Para o diário, a apresentação de Gil nesta noite e o lançamento do “esplêndido álbum” de Caetano fazem eco à exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, também na Filarmônica de Paris. Em entrevista ao Le Monde, o ex-ministro conta que foi graças a uma sugestão do fotógrafo brasileiro que batizou seu novo álbum de “Refloresta”.

Outra homenagem que a matéria destaca é a que Caetano faz para o amigo em “Meu Coco”, na faixa “GilGal”, “um leito lascivo de percussões”, descreve o jornal. “As letras resumem a essência da minha relação com Gil”, explica Caetano. “Desenvolvi minhas capacidades musicais o observando tocar, quando nos conhecemos, na Bahia. Em retorno, Gilberto se interessou pela minha forma de pensar, pela minha forma de conceber o futuro da música brasileira”, reitera.

Le Monde também perguntou aos dois músicos como enfrentam o que o diário classifica de “desastre político e sanitário” no Brasil. “De mãos dadas”, garantem os dois tropicalistas de 79 anos.

“O grupo que assumiu o poder há três anos é muito pouco qualificado. Ele se apoia em um modo de desenvolvimento que perdura desde a antiguidade, visando manter as desigualdades, a excluir. Espero que o Brasil vá se refazer no futuro, aliando-se às ciências e às artes”, conclui Gilberto Gil.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …