“Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros”, diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama.

“Gilberto Gil”, embaixador da música brasileira, volta a se apresentar na Filarmônica” é manchete na Télérama. Gil conversou com a reportagem da revista sobre o novo espetáculo que, por causa da pandemia de Covid-19 e dos fechamentos das casas de show na França em 2020, teve de ser adiado por um ano.

Gil, “o príncipe do Tropicalismo”, se apresenta nesta noite ao lado de seus dois filhos, Ben e João, e pela primeira vez com a neta Flor Gil na capital francesa, diz a revista, lembrando que o show desta noite é feito “em família”.

Além disso, lembra Télérama, Gil preparou um outro espetáculo para os franceses, “Amor Azul”, que será apresentado em Paris no dia 13 de novembro. Fruto de quatro anos de trabalho, essa ópera-musical faz a ponte entre o Brasil e a Europa.

Na entrevista à Télérama, o cantor relembra o início de sua carreira, em Salvador, o encontro com Caetano Veloso na universidade, a luta contra a ditadura, os anos de exílio e a carreira política. “Durante meu mandato [como ministro da Cultura de Lula], mais de 3.000 locais de cultura, com material multimídia e acesso à internet, foram inaugurados, especialmente nas favelas e nas comunidades indígenas da Amazônia: apenas por esse projeto, meus cinco anos no ministério valeram a pena”, afirma.

Ao falar de política, Gil não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro, que fez cortes drásticos na área da cultura, reduzindo o ministério a uma subsecretaria.

“Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros. Ele também não entendeu a necessidade para a nossa sociedade de se abrir ao mundo. Nossa diplomacia tem que ser completamente repensada, nossos representantes precisam ser substituídos. Minha missão como artista é de encorajar essa tomada de consciência. E hoje diversos artistas se dedicam a essa missão comigo”, declarou.

Gil e Caetano na Filarmônica de Paris

O jornal Le Monde foi até Roubaix, no norte da França, assistir ao show de Gil na sala Colisée, que acolheu 1.700 espectadores no último dia 15 de outubro. O diário lembra também da recente apresentação de Caetano Veloso na Filarmônica, em 25 de agosto, e aproveita para falar do novo álbum do artista, “Meu Coco”. A matéria ressalta que os dois músicos protagonizaram juntos uma aclamada turnê em 2015, fazendo uma memorável apresentação no espaço Palais des Congrès, em Paris.

Para o diário, a apresentação de Gil nesta noite e o lançamento do “esplêndido álbum” de Caetano fazem eco à exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, também na Filarmônica de Paris. Em entrevista ao Le Monde, o ex-ministro conta que foi graças a uma sugestão do fotógrafo brasileiro que batizou seu novo álbum de “Refloresta”.

Outra homenagem que a matéria destaca é a que Caetano faz para o amigo em “Meu Coco”, na faixa “GilGal”, “um leito lascivo de percussões”, descreve o jornal. “As letras resumem a essência da minha relação com Gil”, explica Caetano. “Desenvolvi minhas capacidades musicais o observando tocar, quando nos conhecemos, na Bahia. Em retorno, Gilberto se interessou pela minha forma de pensar, pela minha forma de conceber o futuro da música brasileira”, reitera.

Le Monde também perguntou aos dois músicos como enfrentam o que o diário classifica de “desastre político e sanitário” no Brasil. “De mãos dadas”, garantem os dois tropicalistas de 79 anos.

“O grupo que assumiu o poder há três anos é muito pouco qualificado. Ele se apoia em um modo de desenvolvimento que perdura desde a antiguidade, visando manter as desigualdades, a excluir. Espero que o Brasil vá se refazer no futuro, aliando-se às ciências e às artes”, conclui Gilberto Gil.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …