Governo de Duterte felicita Maria Ressa pelo Nobel da Paz

(dr) Rey Baniquet / PPD

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Três dias depois do anúncio da premiação, governo das Filipinas dá os parabéns à jornalista, uma das principais críticas de Rodrigo Duterte e sua guerra contra o narcotráfico.

Três dias depois do anúncio do Comitê do Nobel de Oslo, o governo das Filipinas rompeu o silêncio sobre o primeiro Prêmio Nobel dado a uma pessoa filipina e deu os parabéns nesta segunda-feira (11/10) à jornalista Maria Ressa.

“Felicitamos Maria Ressa por ser o primeiro filipino a vencer o Prêmio Nobel da Paz”, afirmou o porta-voz do governo. “É uma vitória para uma filipina e estamos muito felizes por isso.”

A felicitação foi logo seguida por uma ressalva. “Mas, claro, é verdade de que há indivíduos que acham que Maria Ressa ainda têm de limpar o seu nome diante das nossas cortes”, acrescentou o porta-voz, lembrando que ela já foi condenada e enfrenta outros processos judiciais.

Foco na guerra contra o narcotráfico

Ressa, de 58 anos, compartilhou o Prêmio Nobel da Paz de 2021 com o jornalista russo Dmitri Muratov. Ela foi logo felicitada por vários governos e por representantes da sociedade filipina, mas o presidente Rodrigo Duterte se absteve de qualquer comentário.

O único comentário por parte do governo filipino havia sido do ministro do Exterior, Teddy Locsin, que na rede social Twitter felicitou Ressa, comentando que “uma vitória é uma vitória”, mas ressalvou que a ex-presidente filipina Cory Aquino também teria merecido o Nobel da Paz por liderar o movimento pró-democracia durante os anos 1980.

Ressa destacou-se por investigar a guerra contra o narcotráfico iniciada por Duterte quando ele chegou ao poder, em 2016. A campanha já deixou milhares de mortos em operações policiais e execuções extrajudiciais e está sendo investigada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por suspeita de crimes contra a Humanidade.

Processos judiciais

A jornalista é uma das co-fundadoras do site de notícias Rappler, criado em 2012, e tem também trabalhado para combater as notícias falsas e a desinformação em redes sociais como o Facebook, em grande parte atribuídas a contas relacionadas a Duterte.

Críticos do governo afirmam que a atuação dela é o verdadeiro motivo dos processos que ela responde na Justiça das Filipinas, com processos que podem acarretar vários anos de prisão.

“O Nobel da Paz colocou luz em como os perigos para exercer nossa profissão, não apenas nas Filipinas, mas em todo o mundo, aumentaram”, afirmou Ressa após a divulgação, na sexta-feira.

“O prêmio dá um alento aos jornalistas. Agora, podemos respirar e seguir adiante, com coragem, para contar nossas histórias”, completou.

Ressa e Muratov receberam a distinção pelos seus esforços em defesa da liberdade de expressão, um pré-requisito para a democracia e a paz duradoura, afirmou a presidente do Comitê do Nobel, Berit Reiss-Andersen.

Com a escolha, o Comitê do Nobel quis destacar a importância da proteção das liberdades de expressão e de imprensa. Os dois laureados são “representantes de todos os jornalistas que defendem esse ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa lutam contra condições cada vez mais adversas“, destacou a instituição.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …