Brasil tem vantagem para produzir hidrogênio, a bola da vez dos combustíveis limpos

Agência Brasil

O hidrogênio é a nova bola da vez dos combustíveis limpos e o Brasil tem, de antemão, vantagens importantes para se tornar um produtor relevante no cenário internacional. Uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento dessa energia é o seu armazenamento – mas o processo pode ser facilitado com o uso do álcool, que já é amplamente utilizado no país.

No início do mês, a França lançou um ambicioso Plano Hidrogênio, que prevê € 7 bilhões em investimentos nos próximos 10 anos para ampliar o uso limpo do combustível. A Alemanha também já se posiciona como candidata a líder mundial do setor.

Em um primeiro momento, os países desenvolvidos se esforçam para neutralizar as emissões de carbono do hidrogênio que já é usado na indústria, mas é obtido depois de um processo de hidrólise com fontes não renováveis de energia.

“Grande parte do hidrogênio produzido no mundo e usado nas refinarias de petróleo ou na indústria alimentícia vem a partir de gás natural, ou seja, basicamente metano. Não é um hidrogênio verde. O hidrogênio barato é esse ‘sujo’”, explica Luiz Augusto Horta Nogueira, pesquisador de bioenergias do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp.

“Se a gente pensa no hidrogênio desejável para uma sociedade com combustíveis limpos, ele precisará ser produzido a partir de energias renováveis, como a eólica e a solar.”

Uso do álcool para transformar hidrogênio em combustível

Outro desafio para a ampla utilização do elemento como combustível para veículos é o seu armazenamento. É aí que entra o potencial do Brasil: uma das maneiras de poder transportá-lo para um carro é com a “ajuda” do álcool.

“O álcool é um cacho de hidrogênio, que eu posso transportar até numa garrafa. Não preciso de pressões elevadas para transformá-lo. Faz sentido produzir álcool a partir do hidrogênio. Eu abasteço o carro com álcool mas não é ele que vai ser queimado”, afirma Nogueira.

“Eu vou retirar o hidrogênio dele, colocar em uma célula de combustível e movimentar o carro. Essas coisas estão ficando cada vez mais viáveis. Os preços e os custos de produção estão caindo. São revoluções energéticas à nossa frente”, diz o pesquisador, que já presidiu a Agência Nacional do Petróleo nos anos 2000.

Meta: neutralizar emissões dos transportes

Na Europa, o objetivo é que, no horizonte de 2050, floresça uma nova geração de carros elétricos movidos a hidrogênio limpo, que poderão neutralizar as emissões dos transportes. A cidade de Le Mans, na França, acaba de lançar às ruas 10 ônibus e seis caminhões de limpeza movidos a hidrogênio.

O plano custou € 21 milhões para se concretizar e inclui um posto equipado com o novo combustível.

“No início do século passado, quando os carros particulares surgiram, eles eram acessíveis a apenas alguns privilegiados. Hoje, é a mesma coisa com os veículos elétricos a bateria”, comenta Valérie Bouillon-Delporte, presidente da Associação Hydrogen Europe. “Os carros elétricos a hidrogênio, quando forem produzidos em grandes quantidades, serão mais baratos do que os carros térmicos que estamos acostumados a usar.”

Aviões a hidrogênio?

As fabricantes de aviões também visualizam o dia em que poderão, enfim, diminuir a pegada de carbono do transporte aéreo, responsável por 3% das emissões mundiais de CO2. A Airbus planeja lançar uma gama de aparelhos movidos a hidrogênio em 2035.

“Sonhamos há muito tempo em construir um avião elétrico, mas não conseguiremos isso porque um avião elétrico, movido a baterias, precisaria de um segundo avião para carregar essas baterias. Embora haja muitos avanços, permanece muito pesado”, constata o consultor em aeronáutica Gérard Feldzer, presidente da organização Aviação Sem Fronteiras.

“Há, então, a possibilidade real do avião a hidrogênio. Ele pode ser utilizado como um gás, a exemplo do que acontece com os foguetes, que funcionam a hidrogênio. Precisaremos de uma adaptação dos motores para a transição, nos próximos anos.”

Feldzer ressalta que os países ensolarados, como os africanos e os tropicais, também levam vantagem por terem mais “matéria-prima” para esse novo combustível. “O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo e é o que mantém o sol aceso. O sol é uma massa gasosa de hidrogênio reagindo em fusões e produzindo uma enorme quantidade de radiação, na medida em que esse hidrogênio se converte em hélio”, complementa o pesquisador brasileiro Horta Nogueira.

“É bonito você pensar que quando você abastece o seu carro com álcool ou biodiesel, alguns meses antes esses combustíveis não eram outra coisa senão a luz do sol, o CO2 da atmosfera e água.”

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …