Os primeiros trens do mundo movidos a hidrogênio – considerado os “trens do futuro” – começaram nesta segunda-feira (17) a circular na Alemanha. A novidade pretende ser uma alternativa mais ecológica.
As duas novas composições iniciaram os percursos entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, uma linha de 100 quilômetros da região da Baixa Saxônia por onde circulam trens a diesel.
“O primeiro comboio que funciona com hidrogênio no mundo entra em serviço comercial e está pronto para a produção em série“, afirmou o presidente da Alstom, Henri Poupart Lafarge, durante a cerimônia inaugural no domingo (16) em Bremervörde, onde se encontra a estação responsável por reabastecer os trens.
O executivo celebrou uma “inovação que surge de um trabalho de uma equipe franco-alemã, o que demonstra uma frutífera colaboração transfronteiriça”, agora que o grupo será absorvido pela alemã Siemens.
A Alstom já comunicou que tem planos de construir mais 14 trens de zero emissões para o estado da Baixa Saxônia até 2021.
Os trens de hidrogênio são equipados com células de combustível que produzem eletricidade por meio de uma combinação de hidrogênio e oxigênio, um processo que faz com que vapor e água sejam as únicas emissões.
O hidrogênio é obtido em uma central especial com um processo de eletrólise ao aplicar eletricidade à água, o que separa hidrogênio e oxigênio. A energia da frenagem é armazenada em baterias de íon lítio para ser reutilizada na aceleração.
Os trens com “zero emissões” fazem pouco barulho e despejam apenas vapor de água. O trem de hidrogênio tem, segundo a Alstom, autonomia de 1.000 km com um tanque, similar a um trem a diesel. A tecnologia é apresentada como uma alternativa promissora, relativamente barata, ao diesel para as linhas não eletrificadas.
“Claro, comprar um trem de hidrogênio é um pouco mais caro que um a diesel, mas a operação é mais barata”, afirmou Stefan Schrank, diretor do projeto na Alstom.
Outros países demonstraram interesse, incluindo Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Itália, Canadá e França. Este último já expressou vontade de ter o primeiro trem a hidrogênio a circular no território em 2022.
Ciberia // ZAP