“Caçadores de tempestades” descobrem origem da misteriosa poeira que cobre Marte

JPL-Caltech / NASA

Animações que mostram como a poeira envolveu o Planeta Vermelho (a imagem da esquerda é de dia 28 de maio, a da direita de 1 de julho).

Cientistas da Universidade de Johns Hopkins identificaram a fonte das toneladas de poeira que cobrem Marte.

Há várias semanas, na superfície do Planeta Vermelho começou uma violenta tormenta de poeira e os cientistas não podiam explicar a sua origem. Agora, um novo estudo aponta que a poeira provém de uma grande fenda vulcânica na superfície do planeta, denominada formação Medusae Fossae.

“Marte não seria tão cheio de pó se não fosse esse enorme depósito de poeira que está se destruindo gradualmente com o tempo e basicamente contaminando o planeta”, comentou Kevin Lewis, geofísico da Universidade de Johns Hopkins e coautor do estudo.

O nível de contaminação que provém da formação é muito elevado: os cientistas calcularam que esta emite para a atmosfera de Marte cerca de três milhões de toneladas de pó, o que é o mesmo que três trilhões de quilos por ano.

Tendo em conta as dimensões iniciais da fenda que, segundo os cálculos anteriores, eram comparáveis com metade do território continental dos EUA, os cientistas creem que a formação perdeu pó suficiente para cobrir o Planeta Vermelho com uma camada de poeira de dois a 12 metros de espessura.

Atualmente, as medições em várias regiões do planeta indicam que Marte está coberto por uma camada de cerca de três metros de espessura.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …