Há um novo candidato a peixe mais feio do mundo

Muitos animais da profundidade dos oceanos são bastante feios: eles podem ter dentes em forma de agulha, cuspir muco brilhante, ou dispor de mandíbulas extensíveis. Mas mesmo nessa fauna tão extravagantemente, uma nova espécie de peixe se destaca.

Os pesquisadores tropeçaram nesta beleza, chamada de Lasiognathus dinema, em 2011, enquanto pesquisavam uma seção do norte do Golfo do México afetada pelo derramamento de petróleo.

“Na época do vazamento, nós não tínhamos muitos dados sobre os seres que viviam no fundo do Golfo”, diz Tracey Sutton, especialista em peixes na New Southeastern University, na Flórida, Estados Unidos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA pediu aos cientistas para dar um jeito nisso. Então Sutton e colegas passaram o final de 2010 e grande parte de 2011 com redes de arrasto e sensores através da água para o levantamento da vida inferior a 1.000 metros.

Eles encontraram cerca de 50 espécies nunca antes vistas, e esta nova espécie de tamboril.

“Eu o reconheci como uma nova espécie bastante rapidamente porque era muito distintivo”, diz Sutton. “Nem sequer parecia com um peixe real, parecia algo visto em um sonho ruim ou algo assim”.

Dentes para que te quero

Sutton e os colegas encontraram três espécimes, todos do sexo feminino, com o maior medindo 12,7 centímetros de comprimento.

As pontas no topo de seu focinho são realmente dentes, explica. A mandíbula superior deste peixe se inflama para fora, enrolando seus lábios e projetando os dentes na água.

Há tendões que correm de um lado da boca do peixe para o outro, o que significa que a sua boca provavelmente fecha na presa como se fosse uma espécie de planta carnívora de cabeça para baixo, explica o ictiologista.

“Ninguém viu essa coisa viva”, acrescenta Sutton, então, como o L. dinema caça continua a ser um palpite por enquanto.

O mesmo vale para o artefato bizarro em cima da cabeça deste peixe. Os tamboris são conhecidos por este apêndice, mas os cientistas nunca haviam visto nada parecido com este dente pendurado em cima da cabeça do L. dinema.

Sutton tem trabalhado com peixes de águas profundas em todo o mundo como parte do Censo da Vida Marinha. Mas o gênero Lasiognathus não é muito comum, e era completamente desconhecido no Golfo do México antes deste estudo. “Há apenas 25 espécimes de todas as cinco outras espécies deste gênero”, diz ele. “Então, é um evento muito raro encontrar um”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …