Há um novo candidato a peixe mais feio do mundo

Muitos animais da profundidade dos oceanos são bastante feios: eles podem ter dentes em forma de agulha, cuspir muco brilhante, ou dispor de mandíbulas extensíveis. Mas mesmo nessa fauna tão extravagantemente, uma nova espécie de peixe se destaca.

Os pesquisadores tropeçaram nesta beleza, chamada de Lasiognathus dinema, em 2011, enquanto pesquisavam uma seção do norte do Golfo do México afetada pelo derramamento de petróleo.

“Na época do vazamento, nós não tínhamos muitos dados sobre os seres que viviam no fundo do Golfo”, diz Tracey Sutton, especialista em peixes na New Southeastern University, na Flórida, Estados Unidos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA pediu aos cientistas para dar um jeito nisso. Então Sutton e colegas passaram o final de 2010 e grande parte de 2011 com redes de arrasto e sensores através da água para o levantamento da vida inferior a 1.000 metros.

Eles encontraram cerca de 50 espécies nunca antes vistas, e esta nova espécie de tamboril.

“Eu o reconheci como uma nova espécie bastante rapidamente porque era muito distintivo”, diz Sutton. “Nem sequer parecia com um peixe real, parecia algo visto em um sonho ruim ou algo assim”.

Dentes para que te quero

Sutton e os colegas encontraram três espécimes, todos do sexo feminino, com o maior medindo 12,7 centímetros de comprimento.

As pontas no topo de seu focinho são realmente dentes, explica. A mandíbula superior deste peixe se inflama para fora, enrolando seus lábios e projetando os dentes na água.

Há tendões que correm de um lado da boca do peixe para o outro, o que significa que a sua boca provavelmente fecha na presa como se fosse uma espécie de planta carnívora de cabeça para baixo, explica o ictiologista.

“Ninguém viu essa coisa viva”, acrescenta Sutton, então, como o L. dinema caça continua a ser um palpite por enquanto.

O mesmo vale para o artefato bizarro em cima da cabeça deste peixe. Os tamboris são conhecidos por este apêndice, mas os cientistas nunca haviam visto nada parecido com este dente pendurado em cima da cabeça do L. dinema.

Sutton tem trabalhado com peixes de águas profundas em todo o mundo como parte do Censo da Vida Marinha. Mas o gênero Lasiognathus não é muito comum, e era completamente desconhecido no Golfo do México antes deste estudo. “Há apenas 25 espécimes de todas as cinco outras espécies deste gênero”, diz ele. “Então, é um evento muito raro encontrar um”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …