Há um novo candidato a peixe mais feio do mundo

Muitos animais da profundidade dos oceanos são bastante feios: eles podem ter dentes em forma de agulha, cuspir muco brilhante, ou dispor de mandíbulas extensíveis. Mas mesmo nessa fauna tão extravagantemente, uma nova espécie de peixe se destaca.

Os pesquisadores tropeçaram nesta beleza, chamada de Lasiognathus dinema, em 2011, enquanto pesquisavam uma seção do norte do Golfo do México afetada pelo derramamento de petróleo.

“Na época do vazamento, nós não tínhamos muitos dados sobre os seres que viviam no fundo do Golfo”, diz Tracey Sutton, especialista em peixes na New Southeastern University, na Flórida, Estados Unidos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA pediu aos cientistas para dar um jeito nisso. Então Sutton e colegas passaram o final de 2010 e grande parte de 2011 com redes de arrasto e sensores através da água para o levantamento da vida inferior a 1.000 metros.

Eles encontraram cerca de 50 espécies nunca antes vistas, e esta nova espécie de tamboril.

“Eu o reconheci como uma nova espécie bastante rapidamente porque era muito distintivo”, diz Sutton. “Nem sequer parecia com um peixe real, parecia algo visto em um sonho ruim ou algo assim”.

Dentes para que te quero

Sutton e os colegas encontraram três espécimes, todos do sexo feminino, com o maior medindo 12,7 centímetros de comprimento.

As pontas no topo de seu focinho são realmente dentes, explica. A mandíbula superior deste peixe se inflama para fora, enrolando seus lábios e projetando os dentes na água.

Há tendões que correm de um lado da boca do peixe para o outro, o que significa que a sua boca provavelmente fecha na presa como se fosse uma espécie de planta carnívora de cabeça para baixo, explica o ictiologista.

“Ninguém viu essa coisa viva”, acrescenta Sutton, então, como o L. dinema caça continua a ser um palpite por enquanto.

O mesmo vale para o artefato bizarro em cima da cabeça deste peixe. Os tamboris são conhecidos por este apêndice, mas os cientistas nunca haviam visto nada parecido com este dente pendurado em cima da cabeça do L. dinema.

Sutton tem trabalhado com peixes de águas profundas em todo o mundo como parte do Censo da Vida Marinha. Mas o gênero Lasiognathus não é muito comum, e era completamente desconhecido no Golfo do México antes deste estudo. “Há apenas 25 espécimes de todas as cinco outras espécies deste gênero”, diz ele. “Então, é um evento muito raro encontrar um”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …