Há um novo candidato a peixe mais feio do mundo

Muitos animais da profundidade dos oceanos são bastante feios: eles podem ter dentes em forma de agulha, cuspir muco brilhante, ou dispor de mandíbulas extensíveis. Mas mesmo nessa fauna tão extravagantemente, uma nova espécie de peixe se destaca.

Os pesquisadores tropeçaram nesta beleza, chamada de Lasiognathus dinema, em 2011, enquanto pesquisavam uma seção do norte do Golfo do México afetada pelo derramamento de petróleo.

“Na época do vazamento, nós não tínhamos muitos dados sobre os seres que viviam no fundo do Golfo”, diz Tracey Sutton, especialista em peixes na New Southeastern University, na Flórida, Estados Unidos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA pediu aos cientistas para dar um jeito nisso. Então Sutton e colegas passaram o final de 2010 e grande parte de 2011 com redes de arrasto e sensores através da água para o levantamento da vida inferior a 1.000 metros.

Eles encontraram cerca de 50 espécies nunca antes vistas, e esta nova espécie de tamboril.

“Eu o reconheci como uma nova espécie bastante rapidamente porque era muito distintivo”, diz Sutton. “Nem sequer parecia com um peixe real, parecia algo visto em um sonho ruim ou algo assim”.

Dentes para que te quero

Sutton e os colegas encontraram três espécimes, todos do sexo feminino, com o maior medindo 12,7 centímetros de comprimento.

As pontas no topo de seu focinho são realmente dentes, explica. A mandíbula superior deste peixe se inflama para fora, enrolando seus lábios e projetando os dentes na água.

Há tendões que correm de um lado da boca do peixe para o outro, o que significa que a sua boca provavelmente fecha na presa como se fosse uma espécie de planta carnívora de cabeça para baixo, explica o ictiologista.

“Ninguém viu essa coisa viva”, acrescenta Sutton, então, como o L. dinema caça continua a ser um palpite por enquanto.

O mesmo vale para o artefato bizarro em cima da cabeça deste peixe. Os tamboris são conhecidos por este apêndice, mas os cientistas nunca haviam visto nada parecido com este dente pendurado em cima da cabeça do L. dinema.

Sutton tem trabalhado com peixes de águas profundas em todo o mundo como parte do Censo da Vida Marinha. Mas o gênero Lasiognathus não é muito comum, e era completamente desconhecido no Golfo do México antes deste estudo. “Há apenas 25 espécimes de todas as cinco outras espécies deste gênero”, diz ele. “Então, é um evento muito raro encontrar um”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …