Já é possível fazer uma encomenda da série limitada de 500 unidades do AeroMobil 4.0: o veículo de luxo da empresa eslovaca de engenharia avançada com o mesmo nome, pela quantia inicial de 1,2 milhões de euros (cerca de R$ 4,2 milhões), que podem chegar aos 1,5 milhões de euros (R$ 5,2 milhões), conforme especificações.
Com lançamento inicialmente previsto para este ano, as primeiras entregas comerciais do AeroMobil serão feitas aos clientes até 2020.
Equipado com um motor turbo 2.0, à gasolina, e 4 cilindros e uma unidade de controle digital autônoma a 100% (FADEC), este veículo atinge, na estrada, uma velocidade máxima de 160km/h e conta com autonomia de 700 quilômetros.
A potência de 224kW do motor permite a passagem para o modo de voo em menos de 3 minutos, sendo que a autonomia no ar alcança os 750 quilômetros – a velocidade de cruzeiro os 259km/h e a velocidade máxima os 360km/h.
O AeroMobil 4.0 é movido por um sistema de tração dianteira quando tem as asas fechadas e tem uma transmissão adaptável à locomoção terrestre e ao voo. O motor é igualmente adaptado em termos de redução significativa no peso, comparado com os motores aeroespaciais tradicionais.
O AeroMobil foi propositalmente criado como um veículo de luxo, mas posteriormente serão projetadas novas categorias de preços mais acessíveis a outros mercados, expandindo-o a viagens pessoais ou serviços de mobilidade, de acordo com a estratégia da companhia.
Para atingir os objetivos e reduzir significativamente o custo de carros voadores a longo prazo, Juraj Vaculik, CEO da AeroMobil, afirmou que o caminho é “através de design inteligente, materiais inovadores e automação de produção, tudo em conformidade com os requisitos da indústria da aviação civil”.
// ZAP