Chamados de assassinos, palhaços verdadeiros protestam no Sul do Brasil

Ariel Brandão / Palhaço Margarina

"Palhaços Unidos do Bem RS" organizam protesto

“Palhaços Unidos do Bem RS” organizam protesto

Indignados com a onda de palhaços mascarados aterrorizando as pessoas, em vários países e que chegou ao Brasil, palhaços que exercem o ofício como profissão estão realizando protestos nas ruas de Porto Alegre (RS), no sul do país após serem chamados de assassinos.

Aqui no Brasil, um dos últimos casos registrados pela Polícia envolvendo pessoas vestidas como palhaços macabros, foi na última terça-feira (18), quando um jovem de 17 anos, foi apreendido quando usava um facão para assustar moradores em Capão da Canoa, no litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Em entrevista exclusiva para a Sputnik News, um dos organizadores do movimento ‘Palhaços Unidos do Bem RS’, Ariel Brandão, mais conhecido como o palhaço Mortadela, diz revoltado que a imagem do palhaço está sendo denegrida pela moda americana, que invadiu o Brasil.

“A forma como essa onda vem chegando até nós, os profissionais da arte é uma forma totalmente desagradável. Eu e vários funcionários do governo do Sul trabalhamos com eventos, festas de aniversário, e quando saímos nas ruas ou chegamos em uma festa, os convidados já nos olham diferente e a primeira frase dita por eles depois dessas notícias no mundo afora e agora no Brasil, dessa ondinha dos Estados Unidos, é olha ali o palhaço assassino.”

Segundo Ariel, por causa das aparições macabras desses palhaços mascarados no Brasil, os palhaços que levam a arte pelo país já estão perdendo trabalhos. Com medo as crianças não querem mais ter por perto a figura do palhaço, personagem já tradicional na cultura brasileira.

“Isso começou a incomodar, cliente estão desistindo da agenda e trocando o palhaço por outra coisa. É uma das profissões mais antigas no mundo. A nossa missão é levar alegria de crianças de zero a 100 anos.”

No primeiro protesto realizado pelo grupo, na última quinta-feira (20), o palhaço Mortadela diz que a ideia inicial é chamar a atenção para que a sociedade saiba separar o profissional daqueles que estão cometendo brincadeiras equivocadas usando a figura do palhaço.

“Queremos o reconhecimento brasileiro, como a onda está no Brasil, que não nos enxerguem dessa maneira de palhaço assassino. Que nos vejam e digam esse aí é um palhaço legal, esse aí é profissional e não nos apontar igual a pessoas que colocam uma roupa, uma máscara, que nem é maquiagem, botam um machado, uma facão na mão para fazer muitas vezes coisas erradas. Estão usando a nossa imagem para nos denegrir de alguma maneira. É a mesma coisa se eu colocasse uma roupa de qualquer outro profissional e começasse a atacar.”

Ariel Brandão chama a atenção que acima dos prejuízos financeiros, quem mais sai prejudicado com essa onda de palhaços aterrorizantes são as crianças.

“E quem mais se prejudica com isso é a criança, pois querendo ou não fica aquela imagem para a criança de o palhaço não é legal, palhaço é do mal e o palhaço não é isso. Tem que ser reconhecido o nosso trabalho, como um trabalho do bem, como alegria, educação, circo,cultura. Tudo isso aí é englobado em um palhaço.”

Para tentar a todo custo descartar qualquer imagem negativa da figura do palhaço, Mortadela diz que o movimento dos ‘Palhaços Unidos do Bem RS’, vai continuar com os atos de protesto.

Uma nova ação já está prevista para segunda-feira (24), no centro de Porto Alegre, e a intenção é se unir aos palhaços de outros estados, que também já estão protestando, como em São Paulo e se incia também no Nordeste do país, em uma só voz contra os palhaços macabros.

“Nós vamos continuar. Em princípio, na segunda-feira nós temos outro manifesto marcado com mais palhaços. Vamos fazer até se reconhecer de uma vez, que nós não temos culpa dessa onde que eles estão fazendo. Nós só queremos ser reconhecidos como verdadeiros palhaços e verdadeiros profissionais da arte de levar alegria para as pessoas.”

A onda de “palhaços assustadores” que está lançando o alerta entre populações dos EUA e do Reino Unido já chegou a outros países – e agora começam a aparecer no Brasil.

Nas redes sociais relatos de homens vestidos de palhaço “fazendo graça para assustar” em algumas regiões no estado de São Paulo.

O medo é justificado porque os palhaços gritam frases ameaçadoras e começam a perseguir as pessoas portando objetos como tacos de beisebol.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …