Epidemia de “palhaços assustadores” provoca alarme

fcharlton / Flickr

-

Uma onda de “palhaços assustadores” está lançando o alerta entre populações dos EUA e do Reino Unido. O fenômeno também já chegou a outros países e forças de polícia estão a pedir aos pais para proibirem os filhos de se vestirem de palhaço para o Dia das Bruxas.

Nas últimas semanas, têm acontecido vários incidentes com palhaços sinistros. A “loucura” parece ter começado nos EUA, mas já se alastrou ao vizinho Canadá, à longínqua Austrália, e, particularmente, ao Reino Unido, onde têm surgido diversos relatos assustadores com pessoas vestidas de palhaços.

A polícia de Durham, no norte da Inglaterra, divulga o caso de um suposto “palhaço assassino”, empunhando uma faca, que terá seguido quatro crianças, com idades entre os 11 e os 12 anos, no percurso que fizeram até à escola.

Os jovens não sofreram qualquer ferimento e ficaram apenas assustados.

“Acreditamos que isso é parte de uma brincadeira muito maior que está actualmente se espalhando pelos EUA e por partes do Reino Unido”, destaca o sargento Mel Sutherland numa nota divulgada pela polícia de Durham.

É muito alarmante que ele transportasse uma faca, mas não acreditamos que quisesse fazer mal às crianças e, pelo que sabemos, isso faz parte da piada”, diz ainda o policial, notando que existem “várias contas nas redes sociais dedicadas a esta loucura do “Palhaço Assassino”” que estão sendo analisadas.

Perseguições e palhaços com machados na mão

A rede britânica de televisão Sky News relata a ocorrência de vários outros incidentes com palhaços, um pouco por todo o Reino Unido, como o caso de um jovem rapaz que terá sido perseguido por diversas pessoas vestidas de palhaço.

O jornal The Telegraph garante que foram feitas várias detenções e que as polícias de Essex, Durham, Newcastle e Manchester já lançaram alertas de que não vão “tolerar” situações de “palhaços assustadores”.

Na BBC, relata-se a detenção de um homem de 30 anos, em Norwich, depois de, alegadamente, ter assustado uma mulher num parque público, saltando de trás de uma árvore, vestido de palhaço, e correndo atrás dela aos gritos.

O canal de televisão ITV menciona, por seu turno, que várias pessoas terão sido perseguidas por um palhaço com um machado e que um outro homem deu de caras com um palhaço com um martelo na mão, no meio da calçada, e que uma mulher que estava num restaurante se deparou, de repente, com um palhaço olhando fixamente para ela pela janela.

Polícia pede proibição dos palhaços para o Halloween

Nos EUA, também foram feitos vários relatos semelhantes, numa “paranóia” que parece ter começado em agosto. Nessa altura, vários pais da cidade de Greenville, na Carolina do Sul, telefonaram para a polícia, alarmados, porque um palhaço estaria tentando levar crianças para a floresta e a aliciá-las com doces.

Em setembro, foi a polícia do Estado de Geórgia que recebeu várias ligações de pais que se queixavam de palhaços que estariam ameaçando raptar seus filhos.

O caso assumiu tamanha repercussão que escolas foram encerradas no Texas e no Alabama e até o secretário de imprensa da Casa Branca teve que tomar nota de perguntas sobre o caso para Barack Obama opinar.

A Polícia de Roselle, em Nova Jérsia, lançou mesmo um apelo aos pais para “não deixarem seus filhos adolescentes usarem fantasias de palhaço para as festas de Halloween”.

“Os residentes podem ser extra sensíveis a ataques de palhaços ‘maus ou assustadores’ nesta altura em que se aproxima o Dia das Bruxas”, salienta a Polícia de Roselle numa nota no Facebook, avisando que os casos “suspeitos ou ameaçadores” envolvendo palhaços – seja na vida real, seja nas redes socais – serão alvo de acção criminal.

Entretanto, nas redes sociais há já grupos dedicados a “avistamentos de palhaços assustadores” com imagens para todos os gostos, sejam elas reais, de casos em que se depararam mesmo com estes palhaços, ou de situações forjadas – não existe realmente forma imediata de saber.

A paranóia está aí para ficar

Esta onda de “loucura” com os “palhaços assustadores” não é novidade, e já aconteceu em outros anos e em vários países.

Em 2014, na França, 14 adolescentes foram presos depois de terem assustado os residentes de uma localidade vestidos de palhaços e com armas.

Em declarações à BBC, o escritor Benjamin Radford, que escreveu um livro sobre o fenômeno dos “avistamentos de palhaços”, acredita que a histeria não vai ficar por aqui.

“Garanto que daqui a cinco, seis anos, haverá outro susto com palhaços como este”, assegura Radford.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …