Epidemia de “palhaços assustadores” provoca alarme

fcharlton / Flickr

-

Uma onda de “palhaços assustadores” está lançando o alerta entre populações dos EUA e do Reino Unido. O fenômeno também já chegou a outros países e forças de polícia estão a pedir aos pais para proibirem os filhos de se vestirem de palhaço para o Dia das Bruxas.

Nas últimas semanas, têm acontecido vários incidentes com palhaços sinistros. A “loucura” parece ter começado nos EUA, mas já se alastrou ao vizinho Canadá, à longínqua Austrália, e, particularmente, ao Reino Unido, onde têm surgido diversos relatos assustadores com pessoas vestidas de palhaços.

A polícia de Durham, no norte da Inglaterra, divulga o caso de um suposto “palhaço assassino”, empunhando uma faca, que terá seguido quatro crianças, com idades entre os 11 e os 12 anos, no percurso que fizeram até à escola.

Os jovens não sofreram qualquer ferimento e ficaram apenas assustados.

“Acreditamos que isso é parte de uma brincadeira muito maior que está actualmente se espalhando pelos EUA e por partes do Reino Unido”, destaca o sargento Mel Sutherland numa nota divulgada pela polícia de Durham.

É muito alarmante que ele transportasse uma faca, mas não acreditamos que quisesse fazer mal às crianças e, pelo que sabemos, isso faz parte da piada”, diz ainda o policial, notando que existem “várias contas nas redes sociais dedicadas a esta loucura do “Palhaço Assassino”” que estão sendo analisadas.

Perseguições e palhaços com machados na mão

A rede britânica de televisão Sky News relata a ocorrência de vários outros incidentes com palhaços, um pouco por todo o Reino Unido, como o caso de um jovem rapaz que terá sido perseguido por diversas pessoas vestidas de palhaço.

O jornal The Telegraph garante que foram feitas várias detenções e que as polícias de Essex, Durham, Newcastle e Manchester já lançaram alertas de que não vão “tolerar” situações de “palhaços assustadores”.

Na BBC, relata-se a detenção de um homem de 30 anos, em Norwich, depois de, alegadamente, ter assustado uma mulher num parque público, saltando de trás de uma árvore, vestido de palhaço, e correndo atrás dela aos gritos.

O canal de televisão ITV menciona, por seu turno, que várias pessoas terão sido perseguidas por um palhaço com um machado e que um outro homem deu de caras com um palhaço com um martelo na mão, no meio da calçada, e que uma mulher que estava num restaurante se deparou, de repente, com um palhaço olhando fixamente para ela pela janela.

Polícia pede proibição dos palhaços para o Halloween

Nos EUA, também foram feitos vários relatos semelhantes, numa “paranóia” que parece ter começado em agosto. Nessa altura, vários pais da cidade de Greenville, na Carolina do Sul, telefonaram para a polícia, alarmados, porque um palhaço estaria tentando levar crianças para a floresta e a aliciá-las com doces.

Em setembro, foi a polícia do Estado de Geórgia que recebeu várias ligações de pais que se queixavam de palhaços que estariam ameaçando raptar seus filhos.

O caso assumiu tamanha repercussão que escolas foram encerradas no Texas e no Alabama e até o secretário de imprensa da Casa Branca teve que tomar nota de perguntas sobre o caso para Barack Obama opinar.

A Polícia de Roselle, em Nova Jérsia, lançou mesmo um apelo aos pais para “não deixarem seus filhos adolescentes usarem fantasias de palhaço para as festas de Halloween”.

“Os residentes podem ser extra sensíveis a ataques de palhaços ‘maus ou assustadores’ nesta altura em que se aproxima o Dia das Bruxas”, salienta a Polícia de Roselle numa nota no Facebook, avisando que os casos “suspeitos ou ameaçadores” envolvendo palhaços – seja na vida real, seja nas redes socais – serão alvo de acção criminal.

Entretanto, nas redes sociais há já grupos dedicados a “avistamentos de palhaços assustadores” com imagens para todos os gostos, sejam elas reais, de casos em que se depararam mesmo com estes palhaços, ou de situações forjadas – não existe realmente forma imediata de saber.

A paranóia está aí para ficar

Esta onda de “loucura” com os “palhaços assustadores” não é novidade, e já aconteceu em outros anos e em vários países.

Em 2014, na França, 14 adolescentes foram presos depois de terem assustado os residentes de uma localidade vestidos de palhaços e com armas.

Em declarações à BBC, o escritor Benjamin Radford, que escreveu um livro sobre o fenômeno dos “avistamentos de palhaços”, acredita que a histeria não vai ficar por aqui.

“Garanto que daqui a cinco, seis anos, haverá outro susto com palhaços como este”, assegura Radford.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …