China e Agência Espacial Europeia debatem instalação de base na Lua

Representantes da China e da Agência Espacial Europeia (ESA) discutem a possibilidade de colaboração para instalar uma base habitada na Lua.

O secretário-geral da agência espacial da China, Tian Yulong, falou pela primeira vez sobre a possível base lunar aos meios de comunicação social estatais chineses.

“Os chineses têm um programa muito ambicioso para a Lua já preparado. O espaço mudou desde a corrida espacial nos anos 60. Reconhecemos que para explorar o espaço para fins pacíficos temos de cooperar internacionalmente”, disse o porta-voz da ESA, Pal Hvistendahl.

O diretor-geral da ESA, Johann-Dietrich Woerner, descreveu o projeto “Moon Village” (“Aldeia da Lua”) como um potencial passo internacional para futuras missões tripuladas a Marte e uma oportunidade para desenvolver o turismo espacial ou a mineração lunar.

A China chegou relativamente tarde às viagens espaciais, com um primeiro voo tripulado em 2003, mais de 42 anos depois do primeiro cosmonauta russo ter orbitado a Terra, mas tem vindo a apostar no desenvolvimento do seu programa.

Na semana passada, a Administração Espacial Nacional da China lançou uma nave não tripulada para acoplar na estação espacial chinesa, atualmente desocupada.

O intuito é lançar uma missão para recolher amostras da Lua até ao final de 2017, e em 2018 conduzir a primeira missão para o lado mais distante do satélite natural e trazer amostras de minerais.

A China foi excluída da Estação Espacial Internacional devido principalmente à legislação dos Estados Unidos que proíbe a cooperação devido ao programa espacial chinês ter fortes conexões militares.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …