Cientistas criam tecido capaz de carregar bateria de smartphones

(dr) Jayan Thomas et al

-

Com tantas fontes de energia renovável surgindo por aí, não seria de se espantar se você começasse a recarregar seu telefone celular através de fotocélulas ou energia eólica, não é verdade?

Mas, agora, mais do que isso, uma equipe de cientistas descobriu o jeito ideal de obter, armazenar e fornecer energia para smartphones, diretamente da sua roupa.

O grupo de estudiosos de nanotecnologia criou uma malha de fios cobre flexível o suficiente para ser costurada em tecido, como lã ou tricô.

O aparato consegue captar e armazenar energia solar simultaneamente, sendo uma prova concreta de que é possível usar camisas hi-tech o suficiente para gerar carga para seu smartphone.

Em outras palavras, a menos que esteja de noite, você vai poder sair por aí com uma roupa que mantém seu celular sempre com o máximo de bateria possível.

“O mais importante é a portabilidade do dispositivo”, diz o Dr. Jayan Thomas, pesquisador do Centro Tecnológico de Nanociência da Universidade da Flórida Central.

“Em vez de usar dois aparelhos distintos, integramos o sensor e a bateria para armazenamento tudo em um filamento só”.

O filamento é feito de uma fotocélula e um supercapacitor para armazenar energia. Ambos compartilham de um mesmo eletrodo, e é possível agrupar vários destes dispositivos e costurá-los em um pedaço de tecido.

Inspirado pela tecnologia do tênis de Marty McFly em De Volta para o Futuro II, o cientista diz que a invenção pode servir de auxílio em vários campos: desde o militar até o novíssimos nichos dos drones e veículos elétricos.

Por enquanto, o dispositivo ainda é um protótipo costurado em um pedaço de tecido feito de lã. Mas Thomas diz que está estudando uma melhor maneira de costurar tudo e deixar o conjunto flexível o bastante para ser pregado à roupa.

Por ora, não dá para dobrar o projeto, mas a equipe do cientista revela que isso é questão de tempo, apenas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …