O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e a mulher, Ri Sol-ju, assistiram neste domingo (1º) ao primeiro espetáculo de artistas sul-coreanos em Pyongyang em mais de uma década, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
O evento acontece num período de apaziguamento entre as duas Coreias, iniciado nos recentes Jogos Olímpicos de Inverno, após cerca de dois anos de uma escalada devido à realização de testes nucleares e balísticos por parte do regime de Pyongyang.
Cento e vinte artistas sul-coreanos, incluindo a popular girl band K-pop Red Velvet, dançarinos e praticantes de artes marciais, chegaram no sábado (31) à capital do país. O espetáculo, que contou com a presença do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, aconteceu neste domingo no grande teatro de Pyongyang leste, com capacidade para 1.500 pessoas.
Segundo a imprensa sul-coreana, Kim Jong-un assistiu ao espetáculo ao lado da mulher, Ri Sol-ju. A imprensa de Seul diz ainda que a irmã mais nova do líder, Kim Yo-jong, e outros altos funcionários norte-coreanos estiveram também presentes.
Kim Jong-un ficou profundamente comovido ao ver a resposta entusiástica do público norte-coreano, informa a agência de notícias KCNA, citada pela BBC. O líder norte-coreano teria aplaudido e apertado as mãos dos artistas sul-coreanos durante o evento, e após o espetáculo teria ficado para tirar fotos com os músicos.
“Kim Jong-un demonstrou muito interesse, e fez perguntas sobre as músicas e as letras”, afirmou o ministro da Cultura sul-coreano, Do Jong-whan, aos repórteres.
KCNA / YONHAP

Kim Jong-un e o ministro da Cultura sul-coreano, Do Jong-whan, cumprimentam artistas sul-coreanos em Pyongyang
A postura coincide com a do ministro da Cultura sul-coreano, que lidera a delegação de 190 pessoas – entre as quais responsáveis políticos do país – que viajou para Pyongyang. Do Jong-whan defendeu o retorno a projetos conjuntos e intercâmbios culturais e esportivos entre as duas Coreias para uma coexistência pacífica na região.
Nesta terça-feira (3), os sul-coreanos vão se juntar a artistas norte-coreanos para atuar no complexo esportivo de Ryugyong Jong Ju Yong, que pode receber 12 mil pessoas.
No próximo dia 27 de abril, está previsto um encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o recém eleito presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Esse será o primeiro encontro entre as duas Coreias em 11 anos.
Para maio, é aguardada uma reunião inédita entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.
Em outro sinal de pacificação, os exercícios militares anuais conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, que começaram nesta segunda-feira (2) e que são encarados por Pyongyang como uma provocação, foram encurtados para um mês este ano.
Em 2018, os dois aliados optaram pela não utilização de armas estratégicas, enquanto Kim Jong-un afirmou compreender o compromisso assumido por Seul e Washington para a realização desses exercícios militares.
Ciberia // ZAP