Mayon tem duas novas erupções e 60 mil são obrigados a se retirar da zona do vulcão

C.G. Newhall / Wikimedia

Vulcão Mayon, nas Filipinas

Nesta quarta-feira (24), o vulcão Mayon, nas Filipinas, expeliu lava e cinzas em duas novas erupções. O número de pessoas retiradas da zona do vulcão já superou as 60 mil, frente à ameaça de uma explosão mais potente.

O Mayon amanheceu nesta quarta com uma primeira erupção às 6h02 locais (20h02 em Brasília), que provocou rios de lava abundantes e uma coluna de gases e cinzas de três quilômetros de altura.

Quatro horas depois, seguiu-se uma segunda erupção de magnitude semelhante, acompanhada de fortes estrondos, disse à EFE Winchelle Sevilla, da agência vulcanológica das Filipinas, que advertiu para o risco de erupções mais potentes nos próximos dias.

O vulcão mais ativo das Filipinas está em atividade há dez dias, mas as explosões têm sido mais frequentes desde o início desta semana.

As autoridades já aumentaram o nível de alerta de 3 para 4 (em uma escala que vai até 5), por considerarem possível uma erupção perigosa nas próximas horas ou dias. A zona de exclusão foi também ampliada a um raio de oito quilômetros em volta da cratera.

Segundo a agência vulcanológica, os rios de lava expelidos desde a cratera superam três quilômetros de longitude e o fluxo piroclástico, fragmentos de materiais heterogêneos arrastados, alcança cinco quilômetros de distância.

No total, 60.821 pessoas de 16.326 famílias que residiam na zona de perigo foram retiradas e a maioria se encontra em cerca de 30 abrigos da região, segundo dados do gabinete de proteção civil da província de Albay. “Temos pedido às pessoas que não regressem à zona de perigo sob nenhum pretexto”, disse um responsável.

O recente despertar do Mayon causou medo de que se repita a trágica explosão do vulcão Pinatubo, a noroeste de Manila, em 1991, a segunda maior do século passado e que causou cerca de 850 mortos e mais de 1,3 milhões de desabrigados. Nos últimos 30 anos, o Mayon entrou em erupção outras cinco vezes.

No entanto, especialistas da agência filipina já acalmaram os cidadãos, afastando a possibilidade de o Mayon ter uma erupção tão potente como a do Pinatubo.

Com 23 vulcões ativos, o arquipélago filipino assenta sobre uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica conhecida como o chamado “Anel de Fogo do Pacífico“, que se estende da costa oeste do continente americano até a Nova Zelândia, passando pelo Japão e pela Indonésia, entre outros países.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …