Cientistas descobrem partícula “angelical” que é sua própria antipartícula

Toda partícula fundamental no universo possui uma antipartícula, que tem a mesma massa, mas carga oposta. Se uma partícula encontra sua antipartícula, as duas se aniquilam em um flash de energia.

Desde 1937, no entanto, os cientistas acreditam que existe exceções a essa regra: certas partículas que são suas próprias antipartículas.

Agora, pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia, ambas nos EUA, encontraram a primeira evidência forte para esse tipo de partícula, que eles nomearam de “partícula anjo”.

A pesquisa foi publicada na revista científica Science.

Férmions de Majorana

O físico Ettore Majorana foi o primeiro a destacar uma lacuna na família de partículas dos férmions. Prótons, elétrons, nêutrons, neutrinos e quarks são todos férmions, e todos têm antipartículas correspondentes. De acordo com os cálculos de Majorana, contudo, devem haver partículas que sejam suas próprias antipartículas.

Como eles não têm carga, nêutrons e neutrinos se mostraram os melhores candidatos para serem estes férmions de Majorana. Desde então, antinêutrons foram descobertos. Ainda há um grande ponto de interrogação sobre os neutrinos, mas a dificuldade dos experimentos científicos significa que uma resposta ainda está a mais de uma década de distância.

Enquanto isso, a maneira mais provável de encontrar férmions de Majorana é estudando “quasipartículas” (ou quase-partículas). Como o nome sugere, não são partículas muito naturais, mas surgem do comportamento coletivo dos elétrons.

Elas funcionam mais ou menos como bolhas em uma bebida: as bolhas também surgem do “comportamento coletivo” dos produtos químicos na bebida e, embora não sejam objetos realmente independentes, possuem propriedades mensuráveis, incluindo tamanho, forma, etc.

O experimento

As quase-partículas podem não ocorrer fora de condições muito específicas, mas podem ser consideradas férmions de Majorana se exibirem todas as propriedades corretas.

“Nossa equipe previu exatamente onde encontrar o férmion de Majorana e o que procurar”, disse Shoucheng Zhang, autor principal do estudo. “Esta descoberta conclui uma das pesquisas mais intensivas em física fundamental, que durou exatamente 80 anos”.

Para que essas quasipartículas peculiares se mostrassem, a equipe cuidadosamente construiu sua “bebida” específica, composta de filmes finos de dois materiais quânticos.

(CC0/PD) insspirito / pixabay

A partícula será chamada de “partícula anjo” por conta do livro  “Anjos e Demônios”

O resultado final se mostrou um isolador topológico supercondutor, que permitiu que os elétrons se movessem rapidamente ao longo das bordas da superfície do material, mas não pelo meio.  Adicionando uma pitada de material magnético na mistura, os elétrons fluíram em uma direção ao longo de uma borda, e na direção oposta ao longo da outra.

Bingo!

Os pesquisadores então colocaram um ímã sobre o material, o que fez com que todos os elétrons diminuíssem a velocidade, parassem e alternassem a direção.

A inversão aconteceu em um movimento brusco e escalonado. As quasipartículas começaram a emergir do material em pares, viajando pelo mesmo caminho que os elétrons, mas houve uma diferença fundamental: quando pararam e mudaram de direção, fizeram isso exatamente na metade do caminho que os elétrons fizeram.

Isso é porque cada quasipartícula é essencialmente apenas metade de uma partícula, uma vez que uma de cada par é perdida ao longo do caminho. E esse fenômeno era exatamente a evidência que a equipe estava procurando.

Zhang propõe que a descoberta da equipe seja chamada de “partícula anjo” por conta do livro de Dan Brown, “Anjos e Demônios”, que apresenta uma bomba movida pelo encontro da matéria com a antimatéria. A longo prazo, os férmions de Majorana poderiam ter uma aplicação prática na segurança de computadores quânticos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …