Cientistas descobrem uma nova partícula subatômica no LHC

azure_radiation / Flickr

Detalhe do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

Detalhe do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

O CERN anunciou a primeira observação no Grande Colisor de Hádrons, LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, de uma partícula subatômica com dois quarks pesados, um fenômeno da física cuja existência foi teorizada nos anos 1960, mas que, até hoje, não tinha sido confirmado.

A nova partícula subatômica tem uma massa quatro vezes superior ao bárion mais comum, o próton, anunciou nesta quinta-feira a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, CERN, em uma conferência em Veneza, na Itália, segundo um comunicado divulgado em Genebra, na Suíça.

Esta descoberta acontece dentro do experimento LHCb do LHC, que busca entender porque na evolução do universo, quando havia quantidades iguais de matéria e antimatéria, a primeira prevaleceu sobre a segunda.

Quase toda a matéria que nos cerca é formada por bárions, partículas subatômicas compostas por três partículas elementares com carga elétrica fracionada chamadas de quarks, que são os elementos fundamentais de prótons e nêutrons.

Levando em consideração que a teoria científica conhece a existência de seis tipos de quarks (up, down, charm, strange, top e bottom), os investigadores especularam durante anos sobre as combinações potenciais de bárions que podem existir no Universo.

Os bárions observados até hoje apenas continham, no máximo, um quark pesado. No entanto, os físicos observaram agora, sem ambiguidades, um bárion com dois “charm” quarks, que possui uma carga elétrica fracionária com uma massa um pouco mais elevada que um próton, e um “up” quark, que é mais leve.

Com a medição das propriedades da nova partícula subatômica, os cientistas do CERN poderão estabelecer o período de vida da mesma e como se comportam dois quarks pesados e um mais leve, explicou à Agência Efe Samuel Coquereau, pesquisador da Universidade de Barcelona que participa do LHCb.

“Conseguimos encontrá-la após muito tempo de buscas. Agora temos que estudá-la”, acrescentou o especialista.

“Ao contrário dos outros bárions, nos quais três quarks giram um ao redor do outro como se estivessem dançado, esperamos que o bárion com dois quarks pesados se comporte como um sistema planetário, nos quais os quarks pesados desempenham o papel das estrelas que orbitam uma ao redor da outra, com um quark mais leve orbitando ao redor deste sistema”, explicou o especialista do CERN, Guy Wilkinson em um comunicado

A descoberta relança as expectativas de detectar outros representantes da família dos bárions com dois quarks pesados.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …