Cientistas descobrem uma nova partícula subatômica no LHC

azure_radiation / Flickr

Detalhe do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

Detalhe do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

O CERN anunciou a primeira observação no Grande Colisor de Hádrons, LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, de uma partícula subatômica com dois quarks pesados, um fenômeno da física cuja existência foi teorizada nos anos 1960, mas que, até hoje, não tinha sido confirmado.

A nova partícula subatômica tem uma massa quatro vezes superior ao bárion mais comum, o próton, anunciou nesta quinta-feira a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, CERN, em uma conferência em Veneza, na Itália, segundo um comunicado divulgado em Genebra, na Suíça.

Esta descoberta acontece dentro do experimento LHCb do LHC, que busca entender porque na evolução do universo, quando havia quantidades iguais de matéria e antimatéria, a primeira prevaleceu sobre a segunda.

Quase toda a matéria que nos cerca é formada por bárions, partículas subatômicas compostas por três partículas elementares com carga elétrica fracionada chamadas de quarks, que são os elementos fundamentais de prótons e nêutrons.

Levando em consideração que a teoria científica conhece a existência de seis tipos de quarks (up, down, charm, strange, top e bottom), os investigadores especularam durante anos sobre as combinações potenciais de bárions que podem existir no Universo.

Os bárions observados até hoje apenas continham, no máximo, um quark pesado. No entanto, os físicos observaram agora, sem ambiguidades, um bárion com dois “charm” quarks, que possui uma carga elétrica fracionária com uma massa um pouco mais elevada que um próton, e um “up” quark, que é mais leve.

Com a medição das propriedades da nova partícula subatômica, os cientistas do CERN poderão estabelecer o período de vida da mesma e como se comportam dois quarks pesados e um mais leve, explicou à Agência Efe Samuel Coquereau, pesquisador da Universidade de Barcelona que participa do LHCb.

“Conseguimos encontrá-la após muito tempo de buscas. Agora temos que estudá-la”, acrescentou o especialista.

“Ao contrário dos outros bárions, nos quais três quarks giram um ao redor do outro como se estivessem dançado, esperamos que o bárion com dois quarks pesados se comporte como um sistema planetário, nos quais os quarks pesados desempenham o papel das estrelas que orbitam uma ao redor da outra, com um quark mais leve orbitando ao redor deste sistema”, explicou o especialista do CERN, Guy Wilkinson em um comunicado

A descoberta relança as expectativas de detectar outros representantes da família dos bárions com dois quarks pesados.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …