Cientistas identificam manuscrito cristão mais antigo do mundo

Universidade de Basileia

P.Bas.2.43, a carta cristã mais antiga conhecida

Cientistas da Universidade da Basileia (Suíça) identificaram a carta cristã mais antiga conhecida, datada do início do século III, e chamada de “P.Bas. 2.43”, segundo revela um comunicado divulgado nesta quinta-feira pela instituição de ensino.

A carta, datada de 230 anos d.C., oferece informação sobre o mundo dos primeiros cristãos do Império Romano e é mais antiga que todos os testemunhos documentais cristãos previamente conhecidos do Egito romano.

O conteúdo do papiro afirma que os cristãos já se encontravam no começo do século III longe das cidades do interior egípcio, onde assumiram funções de liderança política e na sua vida cotidiana não se distinguiam do ambiente pagão.

A informação questiona assim a ideia como são usualmente retratados os primeiros cristãos no Império Romano, de que seriam povos originais e perseguidos.

O papiro, há mais de cem anos propriedade da Universidade de Basileia, inclui uma carta mandada de Arrianus a seu irmão Paulus e se destaca, segundo o comunicado, das outras cartas recebidas do Egito greco-romano pela sua fórmula de saudação final: “Rezo para que estejas bem, no ‘Senhor'”, usando uma ortografia abreviada ao final.

“O uso desta abreviatura, estamos falando de um chamado ‘nomen sacrum, não deixa dúvidas sobre o sentimento cristão do autor”, diz Sabine Huebner, professora de História Antiga na Universidade de Basileia.

“Paulo é um nome muito raro nesse momento, e podemos deduzir que os pais mencionados na carta já eram cristãos e que tinham dado ao seu filho o nome do apóstolo 200 depois de Cristo”, explicou Sabine.

Além disso, a carta traz detalhes sobre as origens sociais desta família cristã primitiva: os dois irmãos eram filhos jovens educados da elite local, fazendeiros e funcionários.

“Não é surpreendente que os primeiros cristãos também participassem da vida cotidiana romana. E também usufruíam os mesmos prazeres de seus concidadãos não cristãos”, destacou à EFE Sebastian Ristow, pesquisador do Instituto Arqueológico da Universidade de Colônia.

O fato de que só uma parte dos primeiros cristãos viveu de uma maneira “verdadeiramente piedosa e ascética” está documentado nos escritos dos Pais da Igreja, acrescentou. “No entanto, os Pais da Igreja geralmente se queixam do estilo de vida da outra metade”, segundo Ristow.

O papiro provém do povo Theadelphia, do Egito, e pertence aos Heroninos, o mais velho arquivo de papiro da época romana, conclui o comunicado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …