Cientistas identificam manuscrito cristão mais antigo do mundo

Universidade de Basileia

P.Bas.2.43, a carta cristã mais antiga conhecida

Cientistas da Universidade da Basileia (Suíça) identificaram a carta cristã mais antiga conhecida, datada do início do século III, e chamada de “P.Bas. 2.43”, segundo revela um comunicado divulgado nesta quinta-feira pela instituição de ensino.

A carta, datada de 230 anos d.C., oferece informação sobre o mundo dos primeiros cristãos do Império Romano e é mais antiga que todos os testemunhos documentais cristãos previamente conhecidos do Egito romano.

O conteúdo do papiro afirma que os cristãos já se encontravam no começo do século III longe das cidades do interior egípcio, onde assumiram funções de liderança política e na sua vida cotidiana não se distinguiam do ambiente pagão.

A informação questiona assim a ideia como são usualmente retratados os primeiros cristãos no Império Romano, de que seriam povos originais e perseguidos.

O papiro, há mais de cem anos propriedade da Universidade de Basileia, inclui uma carta mandada de Arrianus a seu irmão Paulus e se destaca, segundo o comunicado, das outras cartas recebidas do Egito greco-romano pela sua fórmula de saudação final: “Rezo para que estejas bem, no ‘Senhor'”, usando uma ortografia abreviada ao final.

“O uso desta abreviatura, estamos falando de um chamado ‘nomen sacrum, não deixa dúvidas sobre o sentimento cristão do autor”, diz Sabine Huebner, professora de História Antiga na Universidade de Basileia.

“Paulo é um nome muito raro nesse momento, e podemos deduzir que os pais mencionados na carta já eram cristãos e que tinham dado ao seu filho o nome do apóstolo 200 depois de Cristo”, explicou Sabine.

Além disso, a carta traz detalhes sobre as origens sociais desta família cristã primitiva: os dois irmãos eram filhos jovens educados da elite local, fazendeiros e funcionários.

“Não é surpreendente que os primeiros cristãos também participassem da vida cotidiana romana. E também usufruíam os mesmos prazeres de seus concidadãos não cristãos”, destacou à EFE Sebastian Ristow, pesquisador do Instituto Arqueológico da Universidade de Colônia.

O fato de que só uma parte dos primeiros cristãos viveu de uma maneira “verdadeiramente piedosa e ascética” está documentado nos escritos dos Pais da Igreja, acrescentou. “No entanto, os Pais da Igreja geralmente se queixam do estilo de vida da outra metade”, segundo Ristow.

O papiro provém do povo Theadelphia, do Egito, e pertence aos Heroninos, o mais velho arquivo de papiro da época romana, conclui o comunicado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Contaminação química é detectada em torno de base aérea dos EUA

Comerciantes e residentes perto da Base da Força Aérea de Dover, localizada no estado de Delaware, têm recebido garrafas de água depois de encontrarem contaminação química em poços privados. Contaminantes químicos foram encontrados em poços particulares …

Órgão do MPF defende publicação de conversas de Deltan e Moro

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão vinculado à Procuradoria-Geral da República que atua na área dos direitos humanos, divulgou nota nesta segunda-feira (15/07) na qual crítica a Lava Jato e defende "a …

Trump é acusado de racismo após mandar congressistas voltarem para seus países

Presidente dos EUA afirma que políticas do Partido Democrata deveriam voltar para seus países de origem e ajudar a consertá-los. "Trump não consegue conceber um país que nos inclua", rebate Ocasio-Cortez. O presidente dos Estados Unidos, …

Proibição de telemarketing de telefônicas entra em vigor

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como …

Dia da Bastilha. Polícia usa gás lacrimogêneo contra manifestantes em Paris

Após desfile do 14 de julho, algumas centenas de pessoas do movimento dos "coletes amarelos" tentaram ocupar Avenida Champs Élysées. Houve detenções e confrontos com policiais. A polícia francesa usou gás lacrimogêneo contra manifestantes que tentaram …

NASA descobre misterioso buraco negro que desafia teoria de Einstein

Utilizando o telescópio Hubble, uma equipe de pesquisadores descobriu um fino disco de material que rodeia um buraco negro supermassivo no coração da galáxia NGC 3147. Os buracos negros, quando estão em determinados tipos de galáxias, …

Como Fiji mudou para sempre a forma de se viajar

O GPS foi desenvolvido pelo Exército dos Estados Unidos nos anos 1970, com a intenção de melhorar os procedimentos de navegação existentes. Na época, a navegação de voo dependia principalmente de radares e pontos visuais. Desde …

Facebook recebe maior multa na história das empresas de tecnologia

A Comissão Federal de Comércio dos EUA aprovou um acordo de aproximadamente US$ 5 bilhões com o Facebook por violar a privacidade de seus usuários. A Comissão votou a favor do acordo, informou o The Wall …

Submarino soviético naufragado em 1989 causou "Chernobyl do Ártico"

Cientistas identificaram um vazamento de radiação no naufrágio de um submarino nuclear russo Komsomolets, que afundou nas águas do mar Ártico na Noruega em 1989. Uma equipe de cientistas noruegueses identificou um vazamento de radiação no …

A médica que foi obrigada a se cobrir em avião por causa de 'roupa inapropriada'

"Inadequada." Assim foi classificada a roupa da médica americana Tisha Rowe, 37, por um comissário de bordo da American Airlines em um voo da Jamaica para os Estados Unidos no dia 30 de junho. O funcionário …