Cientistas identificam manuscrito cristão mais antigo do mundo

Universidade de Basileia

P.Bas.2.43, a carta cristã mais antiga conhecida

Cientistas da Universidade da Basileia (Suíça) identificaram a carta cristã mais antiga conhecida, datada do início do século III, e chamada de “P.Bas. 2.43”, segundo revela um comunicado divulgado nesta quinta-feira pela instituição de ensino.

A carta, datada de 230 anos d.C., oferece informação sobre o mundo dos primeiros cristãos do Império Romano e é mais antiga que todos os testemunhos documentais cristãos previamente conhecidos do Egito romano.

O conteúdo do papiro afirma que os cristãos já se encontravam no começo do século III longe das cidades do interior egípcio, onde assumiram funções de liderança política e na sua vida cotidiana não se distinguiam do ambiente pagão.

A informação questiona assim a ideia como são usualmente retratados os primeiros cristãos no Império Romano, de que seriam povos originais e perseguidos.

O papiro, há mais de cem anos propriedade da Universidade de Basileia, inclui uma carta mandada de Arrianus a seu irmão Paulus e se destaca, segundo o comunicado, das outras cartas recebidas do Egito greco-romano pela sua fórmula de saudação final: “Rezo para que estejas bem, no ‘Senhor'”, usando uma ortografia abreviada ao final.

“O uso desta abreviatura, estamos falando de um chamado ‘nomen sacrum, não deixa dúvidas sobre o sentimento cristão do autor”, diz Sabine Huebner, professora de História Antiga na Universidade de Basileia.

“Paulo é um nome muito raro nesse momento, e podemos deduzir que os pais mencionados na carta já eram cristãos e que tinham dado ao seu filho o nome do apóstolo 200 depois de Cristo”, explicou Sabine.

Além disso, a carta traz detalhes sobre as origens sociais desta família cristã primitiva: os dois irmãos eram filhos jovens educados da elite local, fazendeiros e funcionários.

“Não é surpreendente que os primeiros cristãos também participassem da vida cotidiana romana. E também usufruíam os mesmos prazeres de seus concidadãos não cristãos”, destacou à EFE Sebastian Ristow, pesquisador do Instituto Arqueológico da Universidade de Colônia.

O fato de que só uma parte dos primeiros cristãos viveu de uma maneira “verdadeiramente piedosa e ascética” está documentado nos escritos dos Pais da Igreja, acrescentou. “No entanto, os Pais da Igreja geralmente se queixam do estilo de vida da outra metade”, segundo Ristow.

O papiro provém do povo Theadelphia, do Egito, e pertence aos Heroninos, o mais velho arquivo de papiro da época romana, conclui o comunicado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …